Topo

Atleticanos invadem ruas e estádio, e até marroquinos xingam Cruzeiro

Luiza Oliveira

Do UOL, em Marrakech (Marrocos)

18/12/2013 16h06

O grande dia chegou. O primeiro passo rumo ao topo do mundo será dado nesta quarta-feira. Torcedores de Atlético-MG e Raja Casablanca invadiram as ruas e o estádio de Marrakech e fizeram uma bela disputa de rivalidade. As cores alvinegras estavam por toda a parte no centro da cidade com camisas, bandeiras, chapéus e outros acessórios.

A criatividade do torcedor merece atenção. Faixas com os escritos em árabe de ‘Galo Doido’ e até uma ‘aula’ não muito adequada aos marroquinos foram usados para torcer. Os atleticanos ensinaram o povo local a gritar Galo e até a proferir xingamentos contra o arquirrival Cruzeiro.

Pelas ruas de Marrakech, é comum ouvir os locais, especialmente as crianças, gritando: “C.., Maria”.

A torcida do Raja também é uma atração a parte. Em maior número, fez da rua seu estádio. Os cantos em quatro línguas (árabe, francês, inglês e espanhol) puderam ser ouvidos na principal praça da cidade: a Jemaa el-Fna.

No estádio, eles comprovaram a tese de que estariam em maior número. Antes mesmo do jogo, já cantavam incessantemente. Mas os atleticanos não quiseram ficar atrás e respondiam na mesma altura. As músicas comumente usadas em Belo Horizonte foram adaptadas para o Mundial.

Apesar de o jogo ser contra o Raja Casablanca, sobrou até para Franck Ribéry, do Bayern de Munique, que foi chamado de ‘maricón’. Com turbantes e lenços, os torcedores também se adaptaram à cultura e fizeram a festa à espera da partida.

O advogado Julio Alves estava animado para o jogo e comprou até uma cervejinha para comemorar. Mas preferiu tomar no hotel para não ter problemas com a polícia, já que beber nas ruas é proibido no Marrocos. “Eu já comprei para comemorar. Mas vou respeitar a lei local. A gente deixa para depois”, disse.