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Treinos com bola no Atlético-PR iniciam nova fase para Adriano na web

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

18/12/2013 06h01

Adriano não disputa uma partida oficial desde março de 2012, mas está em meio a um período decisivo. O centroavante de 31 anos iniciou nesta semana os treinos com bola no Atlético-PR, clube que ele deve defender na próxima temporada. Com isso, inaugurou também uma fase aguda de um plano de comunicação para mostrar que o Imperador ainda merece confiança de times e torcedores.

A tentativa de Adriano voltar aos gramados tem sido acompanhada por um projeto de comunicação focado em mídias sociais. Esse planejamento começou com ênfase em aspectos sociais do futebol e do jogador. Agora, gradativamente, a ideia é substituir esse tipo de posts por mensagens focadas no desempenho em campo.

“Enquanto ele não estava ainda com um time específico, a gente trabalhou lado social dele. As publicações mostravam o envolvimento dele com causas sociais e com a parte amadora dentro do esporte, até para mostrar ao público que ele estava ali. Agora, o que antes era 80% esporte e 20% Adriano se inverte. A gente quer fazer um verdadeiro reality show com ele, com todos os passos dele no Atlético-PR. A ideia é mostrar que ele está firme no retorno”, explicou João Paulo Coelho, CEO da Young Media, empresa responsável pela comunicação do jogador em plataformas online.

A negociação de Adriano com o Atlético-PR ainda não foi concluída, mas o jogador já treina no clube. Se assinado, o contrato dele com a equipe rubro-negra será baseado em um salário inferior a R$ 100 mil, que poderá ser ampliado de acordo com produtividade.

“A gente tem um relacionamento comercial há uns três anos com o Luiz Cláudio Menezes, que é o empresário do Adriano. A gente cuida da parte de internet dele, que nos chamou para fazer um trabalho de risco com o jogador. A gente começou isso há um ano e meio”, completou Coelho.

Assim como a proposta do Atlético-PR a Adriano, a Young Media começou na base do risco. A empresa levou cerca de seis meses para começar a ganhar algum dinheiro com a comunicação do jogador na internet.

“Hoje em dia, se dividirmos empresas entre pequenas, médias e grandes, o Adriano seria uma grande. Em retorno financeiro ele é melhor do que uma empresa”, finalizou o presidente da Young.

O primeiro passo da Young Media foi estudar o personagem. A agência constatou, por exemplo, que Adriano tinha fãs extremamente fiéis e que notícias sobre ele repercutiam muito entre os flamenguistas.

A segunda etapa foi um trabalho com a imagem de Adriano, com ênfase no trabalho social. Depois, a Young priorizou posts que mostrassem a dedicação do jogador – céu claro no início dos treinos e noite escura no fim, por exemplo;

O início dos treinos com bola marcou mais uma transição na comunicação de Adriano. A Young tem duas duplas de conteúdo para o jogador (uma focada em Twitter, outra para Facebook), além de uma profissional de atendimento para a conta.

“As palavras têm poder, mas ele [Adriano] não vai conseguir manter resultados desse trabalho se não mostrar também um pouco mais sobre o desempenho. Ele precisa dar exemplos de estar totalmente recuperado”, afirmou Adriano Tadeu Barbosa, diretor de novos negócios da consultoria Ponto Pessoal.

Titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006, Adriano era um dos principais atacantes do futebol mundial até aquele momento. A carreira dele, contudo, degringolou por causa de problemas pessoais que vão desde a forma física até a motivação – ele chegou a anunciar que “daria um tempo” do futebol.

“Ele pode fazer um trabalho muito consistente de comunicação, mas se não tiver resultados em campo e se não mostrar que está se esforçando, nada disso será suficiente. A rede social é muito instantânea, mas por isso acaba sendo superficial também”, completou Barbosa.

“O Adriano tem todo um histórico, e um trabalho de reposicionamento nesse caso deve começar cobrindo o rastro de outras notícias. E isso só é possível com novas notícias. A estratégia tem de ser focada em criar várias notícias que sejam benéficas e que usem o mesmo espaço das anteriores”, completou Leandro Hipolito, da Hipólito Comunicação Digital.

Além da sobreposição de conteúdo, o trabalho de comunicação focado em Adriano oferece a possibilidade de o jogador interagir diretamente com os fãs. “E se for algo muito relevante, você pode até fazer um post pago no Facebook ou usar outros mecanismos”, lembrou Hipolito.