Topo

Arena Palestra é o estádio 'mais espetacular do futuro', diz site espanhol

Do UOL, em São Paulo

19/12/2013 08h08

O site espanhol El Gol Digital, especializado em futebol, fez uma lista com os dez estádios mais espetaculares do futuro em todo o mundo e colocou a Arena Palestra Itália no topo do ranking. O estádio do Palmeiras, que tem previsão de inauguração em 2014, deixou para trás projetos europeus e o rival Itaquerão, do Corinthians.

De acordo com o El Gol Digital, a Arena Palestra Itália “será uma referência no que se refere ao desenho de estádios de futebol em toda a América”. “Apesar de ter capacidade apenas para 45 mil torcedores, o estádio estará equipado por muitos serviços, como restaurantes e camarotes de luxo”, completou a análise da publicação.

O Brasil, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014, tem mais três estádios entre os dez melhores do futuro na lista do site espanhol. O Beira-Rio, do Internacional, aparece na quinta colocação. A Arena Pantanal, de Cuiabá, é a sétima colocada. O Itaquerão é o oitavo do ranking.

A nova arena corintiana foi considerada como “um dos estádios mais conhecidos do Brasil, mesmo que ainda esteja em construção”. O Itaquerão, no entanto, foi lembrado pelo acidente que matou dois operários em novembro passado, com a queda de um guindaste que carregava uma peça da cobertura.

A Arena Pantanal foi analisada como um estádio que “conta com a sobriedade de um estádio inglês em pleno Brasil”. Apesar disso, o fato de o futebol no Mato Grosso não ter clubes na elite brasileira não passou despercebido. “Mesmo que pareça ridículo, este enorme campo de futebol será utilizado depois por um clube da terceira divisão do Brasil”, afirmou o site.

O Beira-Rio, que também deverá ficar pronto no início de 2014 para a Copa, foi citado como o estádio no qual “50 mil vozes pretendem abafar os vizinhos gremistas na cidade” de Porto Alegre.

Confira a lista dos dez melhores estádios do futuro:

1 - Arena Palestra Itália (Palmeiras) - São Paulo, Brasil
2 - Stade Velodrome (Olympique de Marselha) - Marselha, França
3 - Stade des Lumières (Lyon) - Lyon, França
4 - Nou Mestalla (Valencia) - Valência, Espanha
5 - Beira-Rio (Internacional) - Porto Alegre, Brasil
6 - Stadion Spartak (Spartak Moscou) - Moscou, Rússia
7- Arena Pantanal (Estado do Mato Grosso) - Cuiabá, Brasil
8 - Itaquerão (Corinthians) - São Paulo, Brasil
9 - CSKA Moscou Stadium (CSKA) - Moscou, Rússia
10 - Vodafone Arena (Besiktas) - Istambul, Turquia