Topo

Cruzeiro propõe empréstimo e está perto de levar Marcelo Moreno do Grêmio

Marinho Saldanha e Dionizio Oliveira

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

19/12/2013 21h31

A direção do Grêmio confirmou nesta quinta-feira que negocia com o Cruzeiro o empréstimo de Marcelo Moreno. O jogador brilhou no time mineiro em 2008 e depende apenas de detalhes para ter retorno confirmado.

"Estamos conversando. O Cruzeiro nos procurou e pretende o empréstimo por um ano. Não está fechado, mas pode acontecer", admitiu o assessor de futebol gremista, Marcos Chitolina, ao UOL Esporte.

O momento é de falar sobre cifras. Com contrato até o fim de 2015 no Grêmio, Moreno recebe cerca de R$ 500 mil por mês. Os valores já afastaram, no ano passado, clubes como São Paulo e Botafogo do jogador. O Flamengo topou o empréstimo, mas dividiu gastos com o Grêmio, algo que pode se repetir.

As chances de Moreno ser reaproveitado no time gaúcho são praticamente zero. Apesar de ter visto faixa da torcida pedindo seu retorno a Porto Alegre quando defendeu o Fla em jogo do Brasileirão, a direção gremista vê a necessidade de reduzir a folha de pagamentos e ter no elenco um jogador caro como o boliviano está fora de cogitação.

O presidente Fábio Koff chegou a afirmar que o retorno seria 'um problema' para o clube. A ideia é aceitar qualquer negociação que possa tirar o valor do salário, mesmo que não inteiro, da folha gremista.

Enquanto isso, Marcelo Moreno passa férias com sua esposa nos Estados Unidos. Ao regressar, saberá se irá atuar em Porto Alegre ou Minas Gerais.

Com 26 anos, o jogador foi goleador gremista na temporada 2012 com 21 gols em jogos oficiais. Porém no ano passado não foi bem. Após ser afastado no time gaúcho foi emprestado ao Flamengo mas logo que chegou se lesionou e não conseguiu recuperar a titularidade graças ao crescimento de Hernane. Foram só 4 gols marcados pelo rubro-negro.

Reforçar o setor ofensivo é uma das prioridades da diretoria do Cruzeiro, que busca um centroavante experiente para a disputar a condição de titular com o veterano Borges. Marcelo Moreno surge como opção depois de fracassar a tentativa de contar com Fred, do Fluminense.

Além de Fred, outro nome que agradava é do centroavante Barcos, mas até pelas dificuldades da contratação, o Cruzeiro vê o nome de Marcelo Moreno como uma boa opção.

O técnico Marcelo Oliveira pretende ter mais experiência na posição, que no momento conta apenas com Borges e Vinícius Araújo. Anselmo Ramon, que é o terceiro reserva, dificilmente irá permanecer na Toca da Raposa II. Vitória e Bahia já mostraram interesse no jogador.

Apesar de estar em um período de baixa e amargando a reserva nos últimos clubes que passou, Moreno tem prestígio entre os cruzeirenses. O atacante, de 26 anos, teve  uma passagem pelo Cruzeiro, entre 2007 e 2008 e deixou saudade no torcedor.

Em 36 jogos com a camisa celeste, Moreno marcou 21 tentos. Depois de ser o artiheiro da Libertadores de 2008 ao lado de Cabanãs, com oito gols, o atacante se transferiu para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia por 9 milhões de euros.

O interesse da diretoria do Cruzeiro seria de contar com o jogador por empréstimo de um ano. O clube ainda negociaria para o centroavante aceitar uma redução salarial ou o Grêmio compor parte do pagamento do boliviano.

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO