Topo

Abel e Dorival defendem Flu na Série A; Luxa diz não querer dar desculpas

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

19/12/2013 06h00

A Portuguesa errou, e o Fluminense não tem nada a ver com isso e a regra foi aplicada. É assim que pensam dois dos três técnicos que participaram da campanha do rebaixamento do time carioca, Abel Braga e Dorival Júnior. O terceiro, Vanderlei Luxemburgo, preferiu não comentar a polêmica.

"Não vale a pena entrar no mérito dessa questão. É um processo natural do futebol, então tudo que eu for falar vai dar margem pra isso ou aquilo", disse Luxa. "Tudo que eu for falar vão dizer que é minha desculpa, e sobre o STJD também não falo nada. Não adianta. Nós sabemos tudo o que acontece lá e não se chega a conclusão nenhuma."

Abel comandou o Fluminense nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro e acabou demitido depois de maus resultados. Agora no Internacional, foi enfático ao dizer que se houve um erro, foi da Portuguesa.

“O Fluminense não tem nada a ver com isso, quem errou foi a Portuguesa. Se o Vasco estivesse na frente do Fluminense, seria o Vasco (quem subiria)”, falou Abel, que citou como exemplo erros de arbitragem que favoreceram outros times.

“Se o Criciúma não tivesse ganhado daquela maneira do São Paulo, cairia. Ganhou do São Paulo com um pênalti (duvidoso). Quem errou foi a Portuguesa, a lei só fui cumprida. A lei é clara.”

Dorival Júnior assumiu o Fluminense na reta final do Brasileiro após ser demitido do Vasco quando o time cruzmaltino estava na zona de rebaixamento. O técnico usa como argumento que já sofreu com perda de pontos anteriormente.

“É difícil eu falar alguma coisa agora, mas houve um erro. Eu também tive um problema desses com o Vasco da Gama em 2009 e nós perdemos 6 pontos, infelizmente. Acaba acontecendo, isso foi um vacilo, um erro (da Portuguesa). O Vasco ficou fora da disputa do carioca por causa desses 6 pontos que nós perdemos”, falou.

O Fluminense ainda não se pronunciou sobre a permanência ou não de Dorival Junior para a próxima temporada. “Por enquanto não acertei nada com o Fluminense não, por enquanto não tem nada.  Não conversaram comigo até agora e é difícil saber o que vai acontecer.”

O time das Laranjeiras foi rebaixado no Brasileiro ao terminar na 17ª colocação, com 46 pontos. Mas vai permanecer na Série A pelo fato de a Portuguesa ter sido punida com a perda de quatro pontos no STJD por ter escalado de forma irregular na última rodada o meio-campista Héverton, que estava suspenso.