Topo

Kleina é treinador há mais tempo no cargo entre grandes clubes brasileiros

O técnico palmeirense Gilson Kleina cumprimenta a torcida no Pacaembu - Miguel Schincariol/Getty
O técnico palmeirense Gilson Kleina cumprimenta a torcida no Pacaembu Imagem: Miguel Schincariol/Getty

Do UOL, em São Paulo

21/12/2013 06h00

Com a saída de Cuca do Atlético-MG, Gilson Kleina se tornou o treinador que está há mais tempo no comando entre os grandes clubes brasileiros. O técnico do Palmeiras está no time do Palestra Itália desde setembro de 2012. Cuca estava na equipe mineira desde agosto de 2011 e agora deixou o clube para ir para o futebol chinês, sendo substituído por Paulo Autuori.

Atualmente, quem mais chega perto de Kleina é Marcelo Oliveira, técnico campeão brasileiro pelo Cruzeiro. Ele acabou de completar um ano à frente do time celeste. Antes, quem detinha o título de treinador há mais tempo no comando de um mesmo clube era Tite, no Corinthians. Ele ficou três anos e dois meses no comando do time. Saiu este ano e Mano Menezes assumirá em 2014.

O curioso é que Kleina é bastante contestado pela torcida palmeirense. No entanto, ele foi bancado pela diretoria e, após uma exaustiva negociação, renovou seu contrato por mais um ano. Em um ano e três meses treinando a equipe, não conseguiu resultados muito expressivos. Foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, eliminado na semifinal do Campeonato Paulista e nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores.

Para permanecer trabalhando na Academia de Futebol, Gilson Kleina aceitou um contrato de produtividade, sem aumento de salário. Caso alcance metas estabelecidas em contrato, como classificações e títulos conquistados, conseguirá aumentar seus vencimentos periodicamente. O Palmeiras adotou o modelo para seus jogadores também.

Veja abaixo há quanto tempo os treinadores estão no comando dos principais grandes clubes brasileiros, por ordem alfabética:

Atlético-MG: Paulo Autuori (ainda não assumiu)
Botafogo: Eduardo Húngaro (1 mês)
Corinthians: Mano Menezes (ainda não assumiu)
Cruzeiro: Marcelo Oliveira (1 ano)
Flamengo: Jayme de Almeida (4 meses)
Fluminense: Dorival Júnior (n3 meses)
Grêmio: Enderson Moreira (deze1 mês)
Internacional: Abel Braga (1 mês)
Santos: Oswaldo de Oliveira (ainda não assumiu)
São Paulo: Muricy Ramalho (4 meses)
Vasco: Adílson Batista (3 meses)