Topo

De técnico novo, Atlético-MG termina ano com indefinições no elenco

Do UOL, em Belo Horizonte

24/12/2013 06h00

Passado a disputa do Mundial de Clubes e a frustração pelo terceiro lugar, o Atlético-MG começa a pensar na próxima temporada e vive um período de reformulação e indefinições em relação à mesma época no fim de 2012. As mudanças vão ocorrer desde a comissão técnica até o grupo de jogadores.

Com a saída de Cuca, a diretoria atleticana foi rápida e anunciou a contratação de Paulo Autuori. Apesar do currículo vitorioso, os recentes trabalhos do treinador deixam o torcedor com a pulga atrás da orelha e a expectativa não é das melhores. O índice de rejeição sobre ele é muito grande entre os torcedores. 

De comandante novo, o Atlético deverá sofrer mudanças mais profundas em relação ao elenco. Cuca admitiu que pretende levar dois jogadores atleticanos para o futebol chinês. Os nomes mais cotados são os do meia-atacante Luan e o de Pierre.

Enquanto o volante nega propostas e uma conversa com Cuca sobre uma possível transferência para o futebol asiático, o jovem velocista se esquivou do assunto, mas deixou no ar a possibilidade de deixar o clube mineiro na próxima temporada.

“Nem de despedida nem de boas vindas de 2014, creio que vou fazer muitos gols ainda importantes, seja qual camisa vestir”, disse Luan, referindo-se ao terceiro gol na vitória sobre o Guangzhou, por 3 a 2. “O futuro a Deus pertence”, respondeu ao ser questionado sobre  uma possível negociação com o Shandong Luneng, clube de Cuca.

Além dos dois jogadores, Marcos Rocha também admitiu publicamente o interesse de jogar na Europa após o Mundial e respirar “novos ares”. Em sua chegada a Belo Horizonte, o lateral disse que ainda não recebeu nada de oficial. Porém, ele reforçou o discurso de deixar ao time ao dizer que espera por propostas a partir do dia 3 de janeiro.

“Tenho 25 anos, sou lateral e tenho que aproveitar o meu momento. Não recebi nada ainda. A gente sabe que a janela abre dia 3 e que as propostas chegam primeiro para o presidente. Quando chegar, ele toma a decisão”, afirmou o lateral, que teve sua imagem arranhada com os torcedores ao sair de campo xingando o técnico Cuca depois de ser substituído no jogo contra o Raja Casablanca.

O meia-atacante Ronaldinho está com o contrato se encerrando no fim da temporada e a situação ainda não foi definida A tendência é que o camisa 10 renove, mas o acordo entre o irmão do jogador, Roberto Assis, e o presidente Alexandre Kalil não ocorreu.

Especulações surgiram em relação a um interesse do Corinthians no atacante Diego Tardelli. Porém, a negociação seria difícil, já que o camisa 9 tem contrato até 2016 e foi adquirido pelo Atlético no início do ano por 5,5 milhões de euros.

Outro jogador titular e com passagem pela seleção brasileira que interessa a clubes europeus é o atacante Jô, que já teve passagem pela Rússia, Turquia e Inglaterra. Recentemente ele teve o contrato prorrogado, mas também como forma de ampliar a multa rescisória , o que não descarta uma saída no início da próxima temporada. 

Além disso, a diretoria aguarda pelas escolhas do novo treinador para ir atrás de reforços. Cuca já havia indicado alguns nomes como Willians e Carlinhos, mas com a mudança no comando uma nova lista dever ser feita, tanto de chegada como de saída. Dessa forma, alguns atletas, como o experiente Junior Cesar, podem ganhar nova chance.