Topo

Laterais do Atlético-MG viram 'dor de cabeça' para Paulo Autuori

Do UOL, em Belo Horizonte

25/12/2013 06h00

Entre as indefinições que terá de resolver no elenco do Atlético-MG, uma terá atenção especial da comissão técnica comandada agora por Paulo Autuori. As laterais terminam a temporada com a incerteza de quem irá ocupá-las em 2014.

Com a saída de Cuca, que se transferiu para o futebol chinês, Autuori terá de quebrar a cabeça para solucionar o problema das duas laterais. Embora tenha contrato em andamento, Marcos Rocha, alvo de polêmica durante o Mundial de Clubes, manifestou o desejo de jogar na Europa e respirar novos ares.

O desejo do lateral-direito se deve também pela relação conturbada com a torcida atleticana. Constantemente, Marcos Rocha reclama das cobranças dos torcedores, principalmente em momentos ruins da equipe, como ocorreu na eliminação nas semifinais do Mundial do Marrocos.

O lateral foi substituído no segundo tempo da derrota para o Raja Casablanca, por 3 a 1, e saiu de campo xingando o técnico Cuca. O comportamento gerou críticas dos torcedores. Na chegada a Belo Horizonte, Marcos Rocha voltou a expor a insatisfação com as cobranças. “Quando a equipe vence, eles apoiam. Quando perde, cobram de mim”.

No elenco atleticano, Autuori conta com mais dois jogadores para a posição: Carlos César e Michel. Porém, ambos foram pouco utilizados por Cuca e não corresponderam quando acionados. A diretoria deverá buscar outra opção para o setor, caso Marcos Rocha seja negociado.

Pelo lado esquerdo, a indefinição é ainda maior. Titular no Mundial, o jovem Lucas Cândido, que é volante de origem e foi improvisado por Cuca na lateral, teve atuação ruim no Marrocos e chegou a falhar em alguns momentos.

O experiente Junior César ficará sem contrato e ainda não sabe se estará no clube mineiro em 2014. Se Cuca permanecesse, certamente ele deixaria o Atlético. Com a contratação de Paulo Autuori, a situação do lateral pode mudar.

Outra opção para a lateral esquerda, Richarlyson teve o contrato, que se encerraria em dezembro, prorrogado até março para se recuperar de cirurgia no joelho esquerdo, que sofreu ruptura nos ligamentos. Fora do Mundial, o experiente jogador também não sabe se permanecerá em 2014.