Topo

Após falhar no Mundial, setor defensivo desafia Autuori no Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

27/12/2013 06h00

Um dos primeiro desafios do técnico Paulo Autuori no Atlético-MG será o de acertar o setor defensivo, que falhou durante o Mundial de Clubes e deixou a torcida preocupada. O time mineiro sofreu cinco gols em dois jogos e apresentou erros de marcação e posicionamento no torneio da Fifa, no Marrocos.

Depois de ter bom desempenho durante o Campeonato Brasileiro – a defesa atleticana ficou entre as cinco menos vazadas –, o setor defensivo deixou a desejar coletivamente no Mundial, com erros dos zagueiros, com erros dos zagueiros, dos volantes e dos laterais.

Vulnerável, o Atlético cedeu espaço ao Raja Casablanca, que chegou com facilidade ao gol de Victor. O time mineiro acabou derrotado, por 3 a 1, e ficou fora da final do torneio. Na disputa pelo terceiro lugar, a equipe comandada por Cuca voltou a apresentar problemas defensivos, mas venceu o Guangzhou, por 3 s 2.

Durante a temporada, a defesa atleticana apresentou bom rendimento. Na campanha que resultou no título da Libertadores, o time mineiro sofreu 18 gols em 14 jogos, média de 1,2 gol por partida.

No Brasileirão, a média atleticana foi de um gol sofrido por jogo. A defesa alvinegra, que levou 38 gols em 38 rodadas, foi a quarta menos vazada ao lado do Santos, e ficou atrás de Corinthians (22), Grêmio (35) e Cruzeiro (37).

Torcedores atleticanos manifestaram nas redes sociais preocupação com o desempenho defensivo da equipe no Mundial. O desafio de Paulo Autuori, que entrou na vaga de Cuca, será o de arrumar a defesa no início da temporada.

O novo treinador terá, no entanto, três semanas para armar a equipe que estreará na Libertadores no dia 11 de janeiro, contra o Zamora. Isso por os jogadores que disputaram o Mundial de Clubes só se reapresentarão em 20 de janeiro.