Topo

Grandes de SP têm Neílton, Boschilia, 'Rincónzinho' e Erik para a Copinha

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

27/12/2013 06h00

Os quatro grandes de São Paulo já definiram suas equipes para a disputa da Copa São Paulo de Futebol juniores, principal competição nacional da categoria. Entre os relacionados para o torneio, estão atletas que se destacaram em 2013, casos de Neílton, do Santos, e do são-paulino Boschilia, artilheiro da seleção brasileira no Mundial Sub-17.  

Menos conhecidos, os atacantes Erik e Brayan Riascos, são esperanças do Palmeiras e Corinthians, respectivamente.

Atleta mais famoso da Copa São Paulo, Neílton tenta provar valor. A ascensão e a queda de Neílton foram meteóricas no Santos. O atacante começou a Copinha deste ano na reserva, mas virou titular e foi campeão do torneio, terminando como o destaque.

Apontado como “Novo Neymar”, Neílton fez bons jogos no principal, mas caiu de produção e foi afastado depois de divergências contratuais.

Aos anos, Neílton terá as companhias de Lucas Otávio, Diego Cardoso, entre outras promessas da base alvinegra. O primeiro jogo do Santos acontece no dia 5, às 17j, contra o Alecrim (RN), na Vila.

O São Paulo tem em Gabriel Boschilia sua maior estrela para a Copinha. O atacante se destacou pela seleção brasileira Sub-17 no Mundial da categoria ao marcar 6 gols, em outubro, nos Emirados Árabes. Boschilia pertencia ao Guarani, mas acertou com o São Paulo no ano passado após atrasos salariais.

Para a edição 2014 da Copinha, o São Paulo terá outros quatro atletas que defenderam a seleção sub-17: o lateral-direito Auro, o zagueiro Lucas, o volante Gustavo e o atacante Joanderson.

O Tricolor inicia sua caminhada na Copinha no dia 3 de janeiro, contra o Kashiwa.

Corinthians tem colombiano e ex-santista

Maior vencedor de Copas São Paulo, oito títulos, o Corinthians relacionou o atacante colombiano Brayan Riascos, 19 anos, que chegou ao clube por indicação de Freddy Rincon.

Outra aposta do clube é o meia Victor Hugo, que teve passagem pela base do Santos. O meia Rodrigo Figueiredo, ex-Red Bull, chegou a ser observado por Tite.

“O Corinthians para a Copinha vai mesclar a experiência daqueles que já passaram pelo principal, casos do Léo e Lucão, juntando com uma garotada que ganhou o mundial da categoria sub-17”, disse Agnello Gonçalves, coordenador da base corintiana.

A estreia do Corinthians será contra o Remo (PA), dia 5 de janeiro, às 19h, em Limeira.

Palmeiras quer primeira taça

Único grande do Estado que jamais venceu a Copinha, o Palmeiras cita a campanha recente no Brasileirão Sub-20 para acreditar em uma boa performance em janeiro. O time alviverde foi vice-campeão do Nacional da categoria, perdendo a final para o Internacional.

O atacante Erik, que atua com a camisa 9, é uma das atrações do Palmeiras no torneio. O atleta foi contratado no meio do ano após atuar no profissional do Guarani. Além de Erik, o Palmeiras acredita no potencial do meia Juninho, que será o camisa 10.

Dois atletas convocados para a Copinha já foram relacionados para o principal do Palmeiras: o zagueiro Thiago Martins (que jogou contra o Chapecoense) o goleiro Vinícius (relacionado para dois jogos, mas que não atuou).

“O Brasileiro Sub-20 nos credenciou como um dos grandes trabalhos de base do Brasil. Vamos em busca do título”, disse Giacomini ao site oficial do Palmeiras.

O Palmeiras estreia em 4 de janeiro, às 19h, contra o Fluminense de Feira (BA).

NEÍLTON É A NOVIDADE DO SANTOS PARA A COPINHA