Topo

São Paulo não se opõe e libera Aloísio para time de Cuca na China

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

27/12/2013 14h46

O Shandong Luneng, da China, que será treinado por Cuca em 2014 e já conta com Vagner Love no elenco, acertou a contratação de mais um reforço brasileiro. O atacante Aloísio, do São Paulo, só depende da assinatura de contrato para se transferir para o novo clube. A negociação acontecia há cerca de um mês e se intensificou nas últimas semanas. As partes envolvidas aguardaram até dias após o Natal e agora dão o negócio como certo, já que o São Paulo, com o qual o jogador tem contrato de empréstimo, não se opôs à negociação.

Quem toca a negociação afirma que o valor da transferência será de 5 milhões de euros (R$ 16 milhões), quantia não confirmada pelo São Paulo, que terá direito a 20% do valor total por ter servido como vitrine durante o contrato de empréstimo.  Ele pertence ao Tombense-MG, clube utilizado por seu agente, Eduardo Uram, para registrar jogadores.

Por ter contrato de empréstimo com Aloísio – que valia até junho de 2014 – o São Paulo não detinha o direito de negociar valores. Porém, poderia ter colocado obstáculos para permanecer com o atleta. Aloísio tem cláusula fixada em seu contrato que dá direito ao clube do Morumbi a compra-lo por R$ 5 milhões até o meio da próxima temporada. Mesmo tendo sido um dos artilheiros da equipe em 2013, com 22 gols, e servido como personagem para ações de marketing, como Boi Bandido, Aloísio não ouviu do São Paulo qualquer interesse em mantê-lo.

No início de dezembro, antes do fim da temporada, Aloísio revelou em entrevista coletiva no CT da Barra Funda que recusou proposta do Shandong Luneng no meio de 2013. Depois, afirmou que o clube também tinha interesse em contratá-lo neste fim de ano. Na entrevista, o jogador disse que, por ter rejeitado tal oferta, esperava ser recompensado: "Espero também que as pessoas reconheçam meu trabalho e dedicação pelo clube", afirmou, na ocasião.

Nos últimos tempos o Shandong Luneng se aproximou do São Paulo. Os chineses firmaram parceria para intercâmbio de jogadores e profissionais em categorias de base. Ex-treinador da categoria sub-20 do São Paulo, Sergio Baresi começará a trabalhar nas divisões inferiores do clube chinês a partir do início de janeiro. Mais tarde, haverá intercâmbio de atletas e outros profissionais. Em troca, o São Paulo tenta expandir a marca do clube internacionalmente, com exposição na Ásia. O Shandong também consultou o clube sobre Luis Fabiano nos últimos meses, e é o clube de Vagner Love, por quem o São Paulo se interessou recentemente.

Em um ano no São Paulo, Aloísio criou identificação com a torcida que poucos atletas tiveram no clube, nos últimos anos. O perfil esforçado e carismático foi rapidamente adotado por torcida e clube. O departamento de marketing assumiu  apelido Boi Bandido, fez campanhas e produziu camisa para o jogador, que se marcou pelas comemorações com voadoras e tapas nos companheiros.

Além de Aloísio, o São Paulo já se despediu do atacante Welliton – Muricy Ramalho pediu a permanência, mas o Spartak Moscou (RUS) não aceitou prolongar o empréstimo – e tem poucas opções ofensivas. O elenco tem Luis Fabiano, que ficaria sem concorrente, Ademilson, Osvaldo e Silvinho são os únicos do elenco que disputariam as vagas.

Após o terceiro lugar no Mundial de clubes pelo Atlético-MG, o técnico Cuca seguirá para a China. Ele assumirá o Shandong Luneng e já pode ter em Aloísio o primeiro reforço para 2014. Seu lugar será ocupado a partir da próxima temporada por Paulo Autuori, que passou dois meses no São Paulo em 2013, e acabou demitido em meio à luta contra o rebaixamento.

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO