Topo

Inter inicia vistorias e espera Beira-Rio concluído no final de fevereiro

Do UOL, em Porto Alegre

02/01/2014 17h27

O Internacional inicia nesta quinta-feira uma série de vistorias em conjunto com a construtora Andrade Gutierrez e a Brio - Sociedade de Propósito Específico (SPE) Holding Beira-Rio S/A, que compõem o processo de entrega do estádio, que ainda não foi concluído. Apesar do atraso, o clube gaúcho não deve sofrer nenhum tipo de penalização da Fifa, pois a entidade máxima trabalha com o prazo final no último dia de fevereiro.

“A AG, através de correspondência, solicitou o início do procedimento de vistorias de entrega. Sendo que eles têm em contrato essa prerrogativa das entregas parciais. Eles sinalizaram que o estádio está sendo entregue. A princípio, a construtora está cumprindo o que foi prometido. [...] Inicia hoje a fase de entrega, com as vistorias necessárias para a obtenção de licenças e a expectativa é que até 28 de fevereiro tudo esteja perfeitamente alinhado. Para que possamos dizer que está pronto, finalizado e bola para frente”, afirmou a 2ª vice-presidente e integrante da comissão de obras, Diana Oliveira, à Rádio Guaíba.

As vistorias serão realizadas por setor e deverão se estender até a entrega final do complexo no último dia de fevereiro. A única área que não ficará pronta dentro deste prazo é o calçamento externo, que o Internacional não colocou no contrato com a AG e teve que conseguir recursos nos últimos meses de 2013.

Mesmo com o problema enfrentado pelos trabalhadores que estão colocando as membranas, a cobertura deverá estar pronta até o dia 28 do próximo mês. Os estrangeiros que atuavam de forma ilegal tiveram que ir até o Uruguai, retornar e realizar novamente a parte burocrática para ter a autorização de trabalho.

Apesar do otimismo do vice-presidente de administração do Inter, José Amarante, de mandar jogos em parte do estádio já em janeiro, a responsável pela comissão de obras do Inter, Diana Oliveira, acha pouco provável a realização de partidas no local antes de março.  

“Sou um pouco mais conservadora com esse prazo. Temos uma fase muito importante e é hora de ter mais calma, paciência, para ter certeza de que o que está sendo feito é o que foi contratado. Que as equipes que vão operar o estádio estejam devidamente treinadas. Que a obtenção de licenças ocorra da melhor maneira possível. Tudo isso me faz ter calma para firmar esse prazo do dia 18 [de janeiro, primeiro compromisso da temporada]”, declarou Diana

O Inter planeja fazer cinco jogos-testes para preparar o local para a inauguração nos dias 5 e 6 de abril. Um deles será de acordo com a exigências da Fifa. O estádio do Internacional será palco de cinco jogos da Copa do Mundo 2014.