Topo

C. Ronaldo e Mourinho homenageiam ídolo Eusébio: "Para sempre eterno"

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 08h06

A população de Portugal amanheceu entristecida neste domingo com a morte do jogador que é considerado o maior de todos os tempos no país. A morte de Eusébio aos 72 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória, está sendo lembrada por muitos esportistas do mundo todo, que o recordam com carinho.

O português Cristiano Ronaldo, um dos maiores astros do futebol atual, usou o Twitter para homenagear o seu compatriota: "Para sempre eterno, Eusébio. Descanse em paz", escreveu o jogador do Real Madrid na legenda de uma foto em que aparece abraçado com Eusébio.

O treinador Mourinho, atualmente no Chelsea, também deu declarações emocionadas para o canal local RTP: "Acho que é imortal. Todos sabemos o que ele significa para o futebol e em especial para o futebol português", disse. 

"É uma das grandes figuras de Portugal. Eu não digo que ele tenha sido uma inspiração, mas foi uma referência importante naquilo que foi no futebol, em valores, princípios e sentimentos. Mesmo depois de terminar a sua carreira", acrescentou o treinador português.

Por fim, ele disse lamentar o "vazio grande" da perda, e disse que "se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos, seria uma coisa assombrosa": "Eusébio, numa geração completamente diferente, e se tentasse fazer um paralelo com o futebol de hoje, estaria ao nível daquilo que são os maiores jogadores de futebol", concluiu Mourinho.

Que fim levou?

  • Arquivo/Folha Imagem

    Veja os números impressionantes da carreira do craque português e conheça também a história do zagueiro que morreu eletrocutado quando Eusébio escapou por milagre

Pelo seu site oficial, o Benfica prestou a sua homenagem ao ex-jogador e disse que "existem homens que não deveriam morrer": "A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições".

O Real Madrid, em nota oficial, também lamentou a morte de "um dos maiores jogadores de todos os tempos": "O clube quer manifestar as suas condolências a sua família, amigos, ao Benfica e ao futebol português em geral".

Veja lances e gols de Eusébio, o “Pantera Negra”