Topo

Al Jazira passa Fulham e paulistas, e vira favorito por Jucilei

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 20h19

O empresário Nick Arcuri, que agencia o volante Jucilei, tinha até o início da tarde desta quinta-feira propostas de São Paulo e Corinthians pelo jogador, além do comunicado do Anzhi Makhachkala, detentor dos direitos do atleta, de uma proposta do Fulham (ING). No entanto, o Al Jazira (EAU) encaminhou uma proposta ao clube russo que chegou aos ouvidos do volante durante a tarde desta quinta-feira e já se tornou a favorita. Os valores satisfazem a pedida do Anzhi e ultrapassam com larga vantagem os salários oferecidos por São Paulo e Corinthians.

A concorrência para São Paulo e Corinthians já havia aumentado a partir da entrada do Fulham na disputa. Os valores propostos pelo Al Jazira, no entanto, são exorbitantes e tidos como insuperáveis. O volante de 25 só não completará a transferência para os Emirados Árabes caso aceite receber menos para jogar na Inglaterra ou quantia ainda menor para voltar ao Brasil.

Os rivais paulistas fizeram propostas nos últimos dias. O São Paulo enviou uma oferta pequena, para abrir negociação, e distante dos 5 milhões de euros (R$ 16 milhões) que pede o Anzhi para liberar o volante. Os clubes aguardavam a viagem do empresário do atleta, Nick Arcuri, à Rússia para saber quais clubes têm como concorrentes e qual o valor que os russos querem para permitir o negócio. Por conta das propostas de Fulham e Al Jazira, Arcuri antecipou a viagem e estará na Rússia para definir a saída de Jucilei nos próximos dias.

Há três temporadas na Rússia, Jucilei já definiu que deixará o Anzhi Makhachkala até o fim de janeiro. O clube foi colocado de lado por seu proprietário, Suleyman Kerimov, que desistiu do investimento após ver contratações como o camaronês Samuel Eto'o e o brasileiro Willian não resultarem em consquistas. No último fim e semana o Anzhi selou a venda do marfinense Lacina Traoré para o Monaco, da França. O atacante africano era o último jogador da leva milionária, ao lado de Jucilei, que ainda estava no clube.

 Atualmente Jucilei é o capitão do Anzhi e sofre no clube, que é o último colocado no Campeonato Russo e tem rebaixamento praticamente decretado.

O São Paulo afirmou que tentava reduzir custos de salário com Jucilei para fechar, mas o jogador já sabe e aceita a quantia que receberia se aceitasse a transferência para o Morumbi.

No Corinthians, Jucilei teria a seu lado o técnico Mano Menezes, com quem trabalhou até 2011 e que também lhe convocou para a seleção brasileira. No São Paulo, o jogador chegaria com status de protagonista e teria papel principal na equipe de Muricy Ramalho, que carece de volantes e vê Wellington e Denilson em péssima fase. Caso não consiga fechar com Jucilei, o clube do Morumbi tem negociação encaminhada com Souza, do Grêmio, que pode ser envolvido em troca pelo zagueiro Rhodolfo, emprestado ao clube gaúcho.