Topo

Ativo no Bom Senso, Gilberto Silva diz que chance de greve é de 80%

Veterano critica a falta de diálogo entre CBF e grupo de jogadores  - Divulgação/Grêmio
Veterano critica a falta de diálogo entre CBF e grupo de jogadores Imagem: Divulgação/Grêmio

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres

09/01/2014 06h00

O pentacampeão Gilberto Silva afirmou nesta quarta-feira que a recusa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em abrir uma linha de comunicação mais séria com o movimento Bom Senso FC está fazendo com que uma greve no Campeonato Brasileiro de 2014 seja cada mais vez provável. De férias com a família em Londres, onde viveu durante os sete anos em que atuou pelo Arsenal, o jogador do Atlético Mineiro disse que a insatisfação dos atletas envolvidos com o movimento só fez crescer diante do que ele considerou uma resposta insatisfatória às reivindicações.

"Não está havendo diálogo conosco. O Bom Senso é um movimento sério e que não leva em questão apenas interesses dos atletas. A CBF precisa entender que reivindicamos condições de trabalho que ajudarão a melhorar o futebol brasileiro como um todo. Ninguém quer fazer greve, que isso fique bem claro, mas o movimento está crescendo em participação e hoje vejo a chance de 80% de greve em 2014 se as coisas continuarem dessa maneira", afirmou Gilberto, numa conversa com o UOL Esporte no café de um hotel do centro de Londres.

O contrato de Gilberto com o Atlético terminou em 31 de dezembro e o clube ainda não procurou o jogador para renovar. Com propostas de clubes da Europa e mesmo uma sondagem da Major League Soccer, dos EUA, o jogador deseja permanecer no Brasil e a militância no Bom Senso é uma das razões. “Não é surpresa que jogadores como eu, Alex (Coritiba) e Juan (Internacional) estejamos envolvidos. A gente passou anos na Europa e não viu o futebol brasileiro evoluir na organização. A impressão que temos é que o futebol brasileiro se esconde atrás dos cinco título mundiais”, queixou-se o jogador de 37 anos.

Gilberto admite que o Bom Senso ainda precisa de uma melhor comunicação com o grande público, mas vê na recepção positiva de setores da mídia brasileira um trunfo para a causa. “Os jornalistas têm entendido que nossa agenda não tem a ver com qualquer exigência absurda e que os interesses são comuns”. Porém, o jogador conta que ainda encontra torcedores que veem o Bom Senso como uma espécie de choro de estômago cheio.

"Ainda ouço torcedores dizendo que jogador ganha muito e que a gente não devia estar protestando. Isso é errado, porque as condições ruins do futebol brasileiro também afetam o torcedor. E muita gente não lembra de como a maioria dos atletas no Brasil está longe ganhar salários altos. Isso quando o pagamento não atrasa".

Durante a conversa com o UOL Esporte, Gilberto algumas vezes respondeu a mensagens de colegas do Bom Senso em seu celular. O uso de aplicativos como o Whatsapp, por exemplo, tem sido um dos trunfos para uma comunicação mais eficiente entre os atletas. E Gilberto afirma que o movimento em 2014 pretende estabelecer um diálogo cada vez maior com os jogadores das séries C e D. "Li na imprensa algumas críticas sobre nosso posicionamento em relação aos clubes fora da Primeira Divisão, mas isso é uma tentativa de desmerecer o movimento. Nós queremos e vamos mobilizar jogadores do Brasil inteiro, porque os problemas que enfrentamos ocorrem no futebol do país como um todo", finaliza.