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Botafogo apresenta TelexFree, se cala sobre polêmica e exalta parceria

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/01/2014 13h11

O Botafogo apresentou oficialmente, nesta quinta-feira, a empresa telefônica TelexFree como sua nova patrocinadora em 2014. A companhia foi acusada pelo Ministério Público do Acre de atuar como pirâmide financeira e teve suas atividades suspensas no Brasil desde julho de 2013. A diretoria disse que não iria se manifestar sobre o assunto e apenas exaltou a parceria com os americanos.

“Gostaria de agradecer a presença de todos em momento festivo, na medida que concluímos uma parceria muito importante para o clube e que renderá bons frutos. Primeiro, é uma empresa com sede nos Estados Unidos e acompanhamos na imprensa a questão no problema do Acre. O Botafogo não ira se manifestar, apenas eles. Podemos dizer que a empresa é legalizada na Anatel e, com isso, pronta tecnicamente para operar. Outras questões serão respondidas por eles”, disse o diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau.

Enquanto o Botafogo se calou sobre o assunto, os representantes da TelexFree foram bombardeados com perguntas sobre o fato. Carlos Wanzeler, diretor de tecnologia, alegou que o Alvinegro fechou com a empresa americana e não com a Impactus, que representa a companhia no Brasil e, portanto, o clube não teria que se envolver em tal polêmica.

“A parceria é com a TelexFree, que é dos Estados Unidos. Não tem nada a ver coma Impactus, que nos representa no Brasil. Acredito na justiça brasileira. Hoje a TelexFree é muito bem conceituada internacionalmente. Totalmente legalizada. Somente o Acre está nos julgando e tenho certeza que vão voltar atrás. É até uma covardia não dar a oportunidade de se inteirar sobre a empresa. Acredito na justiça e que vamos resolver isso rapidamente”, afirmou Wanzeler.

Quem também esteve presente foi o presidente da TelexFree, James Merrill, que se fez um pronunciamento em inglês, se desculpando por não falar em português – apesar de ter soltado algumas palavras, como “muito obrigado” e “desculpe, não falar português”.  Ele citou a paixão do brasileiro pelo futebol e que isso facilitará a entrada da empresa no país.

“Você não precisará falar português para entender a paixão do brasileiro pelo futebol. Nos associar com um clube como o Botafogo é exatamente o que a empresa precisava para levar seu nome para o país e mundo todo. Ter o nome nessa camisa é motivo de orgulho grande e significa muito para nós”, comentou Merrill.

No fim, Sergio Landau foi perguntado se a reputação da TelexFree no Brasil poderia prejudicar a imagem do Botafogo ou em futuras negociações. O dirigente disse que o caso foi estudado pelo Alvinegro, que decidiu fechar o negócio. “O Botafogo avaliou essa questão. No mercado isso é natural. A TelexFree estudou o Botafogo, se tinha condições de atender suas necessidades, e o Botafogo fez a mesma coisa. Não vimos nenhuma objeção nessa parceria”, concluiu.