Topo

Após temporada decepcionante, São Paulo coleciona derrotas no mercado

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

12/01/2014 06h00

O São Paulo investiu pesado em contratações nas últimas temporadas: tirou Ganso do Santos, repatriou Luis Fabiano e ofereceu um belo salário a Lúcio. Ainda assim, o desempenho em 2013 foi decepcionante. Neste começo de 2014, o clube do Morumbi soma aos fracassos esportivos uma espantosa lista de derrotas no mercado de contratações.

Eliminado pelo Atlético-MG na Libertadores, o time passou boa parte do Brasileirão na zona de rebaixamento. Na Sul-Americana, esperança para salvar o ano, foi eliminado pela Ponte Preta. Em dezembro, a torcida já clamava por reforços, mas a diretoria vem mostrando dificuldades para contratar.

O ataque foi um setor problemático em 2013. Luis Fabiano sofreu com lesões e não mostrou o futebol de anos atrás. Osvaldo caiu muito no segundo semestre. O São Paulo foi ao mercado: Vargas foi um dos alvos, mas a negociação não avançou e, mesmo que venha ao Brasil, está mais perto do rival Santos; Marcelo, do Atlético-PR, foi considerado muito caro; Marlone, revelação do Vasco, também entrou na mira, mas preferiu o campeão Cruzeiro.

Sem dinheiro em caixa para investir, a aposta são paulina na sua estrutura e nas condições de trabalho que oferece não tem dado certo. O clube ainda perdeu Aloísio para a China – o atacante, apelidado de Boi Bandido, vinha ganhando espaço no segundo semestre, e até estampou uma linha de camisetas criada pelo departamento de marketing.

A queda de rendimento de Wellington e Denilson  em 2013 também levou o São Paulo a sair em busca de um volante. Jucilei era o favorito, mas preferiu a proposta do Al Jazira, financeiramente mais vantajosa. A cúpula tricolor também observou de perto Bruno Henrique, que disputou o Brasileirão pela Portuguesa, mas viu o meio campista acertar com o rival Corinthians.

Marquinhos Gabriel, do Bahia, era outro atleta no radar, mas está próximo de um acerto com o Palmeiras. Os altos salários dificultam a vinda de Rafael Sóbis do Fluminense.

Até o momento, o único reforço para a temporada é o lateral direito Luis Ricardo, ex-Portuguesa. A bola da vez é Souza, do Grêmio, mas trata-se de uma negociação difícil: o volante goza de prestígio no clube gaúcho, que detém 50% de seus direitos econômicos. A esperança do São Paulo é viabilizar uma troca com o zagueiro Rhodolfo.

O São Paulo dificilmente terá caras novas para a estreia no Campeonato Paulista, que acontece no dia 19, diante do Bragantino.
 

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO