Topo

Fifa homenageará Eusébio e Mandela na Bola de Ouro, diz rádio francesa

Do UOL, em São Paulo

12/01/2014 14h49

A Fifa vai aproveitar a cerimônia da Bola de Ouro, marcada para a próxima segunda-feira, e fará homenagens ao português Eusébio e ao sul-africano Nelson Mandela. Segundo a “Radio France”, contudo, o teor das ações ainda é mantido em sigilo.

A rádio francesa consultou Jérôme Valcke, secretário-geral e número 2 no comando da Fifa, sobre a possibilidade de a cerimônia de segunda-feira ter alguma homenagem às duas personalidades.

Valcke piscou os olhos. Depois, fez elogios a ambos: “São duas pessoas que nos deixaram e que tocaram nossas vidas”.

Eusébio, nascido em 1942, foi um dos maiores jogadores da história do futebol português. Apelidado de Pantera Negra, ele morreu no dia 5 de janeiro deste ano, vítima de insuficiência cardíaca.

Mandela morreu um pouco antes, no dia 5 de dezembro de 2013. Ex-preso político, o sul-africano presidiu o país dele no fim da década de 1990 e foi um dos principais artífices do combate ao regime de segregação racial na região.

A última aparição pública de Mandela aconteceu em um evento da Fifa. Ele esteve no estádio Soccer City no dia em que Espanha e Holanda disputaram no local a decisão da Copa do Mundo de 2010.

A cerimônia da Bola de Ouro elegerá os principais destaques do futebol mundial em 2013. No masculino, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribéry são os candidatos à láurea.

O UOL transmite o minuto a minuto da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, a partir das 15h30.