Topo

Pelé "entrega" que receberá Bola de Ouro honorária da Fifa

Fernando Duarte

Do UOL, em Zurique (Suíça)

12/01/2014 17h32

Maior jogador da história do futebol, Pelé jamais recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa porque o troféu foi criado apenas na década de 90. Nesta segunda-feira, durante a cerimônia da Bola de Ouro, em Zurique, a entidade máxima do futebol concederá um troféu honorário para o brasileiro. A informação foi dada pelo próprio jogador na noite deste domingo para jornalistas brasileiros que o aguardavam na porta do hotel Baur au Lac, que tradicionalmente recebe a ‘’família’’ Fifa.

“Quando o Pelé jogava não tinha Bola de Ouro, então a Fifa decidiu homenagear o único jogador que ganhou três Copas do Mundo. Acho que teriam que me dar pelo menos umas três para compensar”, explicou, brincando, o ex-jogador, de 72 anos. Sem querer, o jogador ''entregou'' um dos detalhes da premiação que a Fifa vinha tentando manter em sigilo.

Quando chegou a Zurique, no final da tarde, o jogador tinha sido evasivo diante de perguntas sobre palpites para a disputa do prêmio principal, mas na rápida conversa na saída para um jantar, o ex-jogador acabou “entregando” que espera ver o português Cristiano Ronaldo quebrar a sequência de triunfos do argentino Lionel Messi.

“O prêmio principal vai para o Ronaldo”, disse.

A cerimônia desta segunda-feira, que tem início às 15h (de Brasília), contará ainda com uma homenagem especial ao ex-jogador Eusébio, falecido na semana passada. Curiosamente, o português foi agraciado com a Bola de Ouro em  1965, quando o troféu premiava os melhores jogadores atuando no futebol europeu – Pelé atuou por quase toda sua carreira no futebol brasileiro, atuando posteriormente no futebol dos EUA.

O UOL transmite o minuto a minuto da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, a partir das 15h30.