Topo

Golaço de bicicleta faz Ibrahimovic bater Neymar e levar Prêmio Puskas

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 16h39

O sueco Zlatan Ibrahimovic não esteve entre os concorrentes à Bola de Ouro, mas teve motivos para comemorar na festa de gala da Fifa nesta segunda-feira. O atacante do Paris Saint-Germain foi o vencedor do Prêmio Puskas, dado ao autor do gol mais bonito da temporada, superando o brasileiro Neymar.

O golaço que rendeu o prêmio ao sueco recebeu 48,7% dos votos. O sérvio Nemanja Matic, do Benfica, ficou em segundo lugar com 30,8% da preferência. Já o gol de Neymar foi escolhido por 20,5%. 

"Gostaria de dizer que estou muito orgulhoso de estar aqui. Quero parabenizar a todos os concorrentes e de agradecer a todos os que votaram", disse Ibrahimovic.

Durante a última temporada, Ibra não escondeu sua frustração por sequer constar entre os finalistas à Bola de Ouro. Criticou a presença de Lionel Messi entre os indicados e disse não precisar do troféu “para saber que é o melhor”.

‘Prêmio de consolação’ para o sueco, o troféu conquistado nesta segunda-feira veio graças a um golaço de Ibra pela seleção sueca em amistoso contra a Inglaterra. Ibrahimovic aproveitou uma saída errada do goleiro adversário e, de fora da área, acertou uma bicicleta para mandar a bola para as redes.

O golaço de Ibra quase concorreu ao Prêmio Puskas no ano anterior. Marcado em 14 de novembro de 2012, o lance ocorreu poucos dias após a definição dos indicados ao troféu daquela temporada. Na ocasião, o presidente da Fifa Joseph Blatter afirmou que o gol incrível concorreria na edição seguinte do prêmio.

Entre os finalistas, Ibrahimovic superou o brasileiro Neymar, que disputava o prêmio pela quarta vez consecutiva e buscava seu segundo troféu. Ele concorria pelo gol de fora da área marcado pela seleção brasileira contra o Japão, na abertura da Copa das Confederações.