Topo

Seedorf usa helicóptero para encontrar elenco do Botafogo e chora em adeus

Bernardo Gentile

Do UOL, em Saquarema (RJ)

14/01/2014 16h41

Após anunciar o fim de sua carreira de jogador e confirmar que assumirá o comando técnico do Milan, Seedorf usou um helicóptero para se despedir dos atletas do Botafogo, que dão sequência à pré-temporada no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em Saquarema. O holandês não segurou a emoção e foi às lágrimas durante discurso aos atletas do elenco alvinegro.

O helicóptero pousou no gramado do campo onde os atletas treinavam por volta de 15h30. Seedorf deixou o veículo e cumprimentou todos os jornalistas presentes antes de dar início à despedida com os agora ex-companheiros. Um torcedor se debruçou no muro e agradeceu o holandês pelos serviços prestados, deixando o jogador sem graça.

Ao se dirigir para a sala de imprensa, onde ele se reuniu com os atletas e funcionários do Botafogo, Seedorf encontrou alguns amigos. O primeiro foi Lucas, mas foi em Dória que o holandês deu um longo abraço, fazendo carinho em sua cabeça e trocando alguns sussurros. Gabriel, um dos primeiros a ter contato com o apoiador, também  teve atenção especial.

A reunião com jogadores e funcionários do clube durou cerca de 25 minutos e foi marcada pela emoção de Seedorf, que chorou ao lado do técnico Eduardo Hungaro. Os atletas foram se arrumar e preparar para o jogo-treino contra o Olaria, inicialmente marcado para as 16h. Porém, a atividade atrasou por conta da despedida de Seedorf, que só deixou o centro de treinamento às 16h30, logo após fazer um lanche.

Com o retorno à Europa para trabalhar no banco de reservas do Milan, Seedorf confirma o fim de uma carreira brilhante como jogador. Ele teve passagens vitoriosas por Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Inter de Milão, Milan e Botafogo. No Rio de Janeiro desde 2012, o holandês se tornou ídolo, conquistou o título do Campeonato Carioca da última temporada e a vaga na Copa Libertadores-2014 e deixou um legado.

Com personalidade forte, o jogador de 37 anos transformou a rotina do Botafogo. O perfil questionador, perfeccionista e observador trouxe mudanças ao clube. Ele foi apontado, em reportagem do jornal Extra, como atuante nas decisões dos jovens valores do elenco alvinegro, trabalhando como uma espécie de empresário. Foi alvo de insatisfações dentro do grupo por cobranças durante treinos e jogos. Até interferiu nas refeições dos companheiros antes e depois de partidas. Também contou com aval da diretoria para ter mais férias que os demais.