Topo

Barça pede fim de ação e diz que pagou 40 mi de euros à família de Neymar

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 11h36

O Barcelona pediu que o processo que investiga a contratação de Neymar seja arquivado. Na explicação, o clube admite que pagou 40 milhões de euros à N&N Consultoria Esportiva, que pertenceria à família de Neymar, e que esse montante entra no total de 57,1 milhões de euros que o Barcelona alega ser o valor oficial da compra do atacante.

70% do valor da venda do Neymar, portanto, teria ficado com a família do jogador, segundo o próprio Barcelona – que negou haver duas versões do contrato. Há suspeita de que esse valor de 40 milhões não tenha entrado no montante de 57,1.

Segundo o Telegraph, o Grupo DIS pode entrar na Justiça contra o Barça, pois teria 40% dos direitos de transferência de Neymar na época que ele estava no Santos, mas recebeu apenas 7 milhões de euros – 40% dos 17,1 milhões de euros que restaram da transação total após o repasse de 40 milhões à N&N. O DIS estaria juntando documentos para descobrir detalhes da transação.

A Fiscalização da Audiência Nacional da Espanha, que desempenha papel semelhante ao do Ministério Público no Brasil, pediu ao juiz Pablo Ruz que aceite a acusação de apropriação indébita contra o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, na contratação de Neymar. A investigação de que os valores envolvidos na transação sejam simulados começou depois de uma denúncia feita por Jordi Caes, um dos líderes da oposição no clube da Catalunha.

O Barcelona reagiu ao pedido da Promotoria espanhola para a Justiça aceite a denúncia contra o presidente do clube, Sandro Rosell, por suspeita de fraude na negociação que levou o atacante Neymar ao time catalão em maio do ano passado. Em comunicado oficial, o Barça expressou "indignação" com a ação do promotor José Perals.

Neymar endossou as palavras do clube espanhol ao assegurar em entrevista publicada nesta quarta-feira que não havia nada ilegal nos contratos assinados para esta operação realizada entre ele, Santos e Barcelona.

"Eu sei que estão falando muito sobre o meu contrato", declarou o jogador de 21 anos ao jornal catalão Sport. "Foi o meu pai que assinou os contratos e ele é, obviamente, alguém que tem a minha total confiança. Não há nada ilegal. Em todo caso, se alguém tiver alguma dúvida, pode procurar o meu pai, porque de minha parte, eu estou me concentrando no que deveria fazer, jogar futebol".