Topo

Kleina deve priorizar Palmeiras ofensivo em 2014 com chegada de reforços

21.set.2013 - Técnico do Palmeiras Gilson Kleina caminha antes da partida contra o Sport - Rodrigo Capote/UOL
21.set.2013 - Técnico do Palmeiras Gilson Kleina caminha antes da partida contra o Sport Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/01/2014 06h00

Com os reforços que chegaram ao Palmeiras para a temporada de 2014, o treinador Gilson Kleina terá mais opções no elenco e dificilmente manterá o mesmo esquema de jogo que utilizou na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro. O time ganhou em mobilidade e variedade de características. Dada a configuração das peças do treinador, tudo indica que o time do Palestra Itália será mais ofensivo no ano de seu centenário.

Na maior parte da temporada passada, Kleina utilizou uma formação clássica no 4-4-2. Em alguns momentos, o meio de campo era formado por dois volantes e dois meias, em outros, por três volantes e somente um meia – muito dependendo da disponibilidade do chileno Valdivia. Na Série B, principalmente nos jogos em casa, o time jogava no 4-3-3, com três atacantes: Leandro aberto em uma ponta, Vinicius em outra, e Kardec no meio.

Na defesa, Kleina não deve mudar. No decorrer da temporada, Lúcio deve fazer a dupla de zaga com Henrique e existe a chance de William Matheus ganhar a posição de Juninho na esquerda. É do meio para a frente que o time deve sofrer mais modificações. Somente meias, existem seis no elenco.

Tudo indica, no entanto, que, dado a chegada de peças como atacante Diogo, Kleina instituirá de vez o sistema com três atacantes e somente um meia. Leandro, Diogo e Kardec devem formar o setor. Desta forma, a posição de meia articulador deverá ser a mais disputada, com Valdivia, Mendieta, Felipe Menezes, Mazinho, Patrick Vieira e Marquinhos Gabriel, sendo que alguns desses podem jogar mais avançados.

“Depende da formação, se o time vai jogar com três ou dois meias. Disputo posição mais com Serginho, Leandro e Diogo, jogadores que atuam do lado do campo”, afirmou Marquinhos Gabriel.

O Palmeiras faz o último treino antes da estreia no Campeonato Paulista na manhã desta sexta-feira, na Academia de Futebol. O primeiro compromisso será com a Linense, no sábado, no Pacaembu, às 17h (de Brasília). O time alviverde está no grupo D da competição, juntamente com Bragantino, Mogi Mirim, Oeste e Rio Claro.

“Recebemos jogadores de muita qualidade, reconhecimento mundial e que representaram a seleção também, como o Lúcio. Estamos taticamente em um processo de evolução e chegaremos com a nossa melhor forma”, avaliou o atacante Alan Kardec.