Topo

Jornal: Justiça aponta 38 mi de euros omitidos na ida de Neymar ao Barça

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 07h08

A edição desta segunda-feira do jornal El Mundo informou ter acesso aos documentos que estão de posse da Justiça espanhola e provam que a contratação do atacante Neymar para o Barcelona foi concretizada por valores maiores do que anunciados anteriormente. O craque brasileiro custou 95 milhões de euros, e não 57 milhões como havia sido alardeado pelos dirigentes do clube azul-grená (diferença de 38 milhões de euros).

Assim, a transferência de Neymar para o Barcelona foi uma das maiores negociações da história do futebol mundial, superando as vindas do português Cristiano Ronaldo (94 mi de euros) e chegando perto do acordo pelo galês Gareth Bale (99 mi de euros), ambos para o Real Madrid.

O jornal afirma ter posse de sete documentos, elaborados entre novembro de 2011 e setembro de 2013, que incluem comissões destinadas para a família de Neymar, que até então haviam sido ocultadas.

Segundo o El Mundo, o pai de Neymar recebeu uma comissão de 8,5 milhões de euros da seguinte forma: quatro milhões para uma suposta captação de contratos publicitários para o Barcelona, 2,5 milhões para que Neymar destine a fins sociais, como projetos em favelas de São Paulo, e os dois milhões restantes para que Neymar pai busque promessas do Santos, clube que revelou o filho, para o time espanhol.

Neymar pai, segundo o divulgado pela reportagem, não tem nenhuma obrigação contratual de ser bem sucedido na tarefa imposta pelo Barcelona. "Esta contraprestação tem a condição fixa e não está sujeita a êxito das gestões que serão realizadas". 

Com estes documentos na mão e depois de analisar o pedido do sócio do Barcelona, Jordi Cases, a Promotoria Anti-Corrupção já advertiu que existem indícios de apropriação indébita da gestão Sandro Rosell, atribuída a uma simulação de contratos na negociação que envolveu a ida de Neymar para o Barcelona. 

Segundo o jornal Mundo Deportivo, um porta-voz autorizado do Barcelona afirmou ao periódico que "Neymar custou 57 milhões de euros" e assim desmentiu a informação do El Mundo.