Topo

Santos projeta cobrar percentual de valor pago a mais pelo Barça por Neymar

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

20/01/2014 13h37

A notícia divulgada pelo jornal El Mundo de que a ida do atacante Neymar para o Barcelona teria custado 38 milhões de euros a mais que o divulgado pelo clube espanhol ganhou desdobramentos no Santos. O presidente Odílio Rodrigues Filho já projeta cobrar um percentual deste valor pago a mais pelo clube blaugraná.

“Se o Barcelona pagou a mais e é valor correspondente a transferência, temos direito a reivindicar esse dinheiro. O Santos tinha 55% dos direitos econômicos do jogador”, justificou.

Odílio disse desconhecer essa diferença entre o valor anunciado pelo Barcelona no momento da transação e o valor que esta sendo divulgado pelo jornal El Mundo.

“Se o presidente do Barcelona pagou mais, eles tem que explicar para onde foi esse dinheiro. O Santos é transparente. O contrato que assinamos já foi para o conselho fiscal. Na diretoria, não há nada a esconder”.

Transação nebulosa?

A edição o jornal El Mundo informou ter acesso aos documentos que estão de posse da Justiça espanhola e provam que a contratação do atacante Neymar para o Barcelona foi concretizada por valores maiores do que anunciados anteriormente. O craque brasileiro custou 95 milhões de euros, e não 57 milhões como havia sido alardeado pelos dirigentes do clube azul-grená (diferença de 38 milhões de euros).

Assim, a transferência de Neymar para o Barcelona foi uma das maiores negociações da história do futebol mundial, superando as vindas do português Cristiano Ronaldo (94 mi de euros) e chegando perto do acordo pelo galês Gareth Bale (99 mi de euros), ambos para o Real Madrid.

O jornal afirma ter posse de sete documentos, elaborados entre novembro de 2011 e setembro de 2013, que incluem comissões destinadas para a família de Neymar, que até então haviam sido ocultadas.

Segundo o El Mundo, o pai de Neymar recebeu uma comissão de 8,5 milhões de euros da seguinte forma: quatro milhões para uma suposta captação de contratos publicitários para o Barcelona, 2,5 milhões para que Neymar destine a fins sociais, como projetos em favelas de São Paulo, e os dois milhões restantes para que Neymar pai busque promessas do Santos, clube que revelou o filho, para o time espanhol.