Topo

Pelé é o segundo até na Bola de Ouro. Pelo menos para Maradona

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 11h45

A Bola de Ouro honoraria concedida a Pelé pela Fifa e pela revista France Football foi ironizada por Maradona. Para o ídolo argentino, ele está à frente do brasileiro até neste quesito, lembrando que recebeu o prêmio em 1996.

“Como você pode dizer que Pelé recebeu a Bola de Ouro antes que eu? Eu recebi o prêmio em Paris [em 1996]. Dizer que Pelé foi o primeiro a receber esta honraria, antes que eu, é um grande erro. Pelo que sei, Pelé continuará sendo o segundo melhor no futebol, quando comparado a Maradona”, disse o ex-jogador.

Pelé foi homenageado pela Fifa na cerimônia realizada neste mês, em Zurique. Na ocasião, o presidente da entidade Joseph Blatter afirmou que a entrega da Bola de Ouro honorária corrigia uma injustiça, já que jogadores que não atuavam no futebol europeu não concorriam ao prêmio até a década de 90, e que o brasileiro era o primeiro a recebê-la.

Maradona, porém, foi agraciado com o mesmo prêmio em 1996, época em que o troféu era entregue apenas pela revista France Football.

“Olhem para isso. Em seu próprio país, Pelé é o segundo melhor esportista da história, depois de Ayrton Senna. Pelé sempre será o segundo, seja no futebol internacional ou no esporte brasileiro. O triste é que ele é o segundo melhor e continuará nessa posição”, ironizou Maradona.

Sempre crítico de Pelé, o lendário ex-jogador argentino não poupou nem mesmo a participação do rival na entrega da Bola de Ouro ao vencedor de 2013. Para Maradona, o brasileiro errou ao dizer o nome de Cristiano Ronaldo na cerimônia da Fifa.

“Enquanto apresentava o prêmio de Cristiano Ronaldo, Pelé pronunciou seu nome como ‘Cristiano Leonardo'. Isso mostra onde ele pertence. Estou feliz com o que estou fazendo pelo futebol e por mim. Estou contente morando em uma casa em Dubai, mas Pelé mora na Fifa”, criticou.