Topo

Grêmio tenta 'seduzir' Zé Roberto e confirmar rápido a permanência

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2014 06h00

Estava tudo encaminhado no fim da última semana. Porém, um desacerto sobre produtividade impediu a renovação de Zé Roberto. Agora, o Grêmio abre a semana com o meia de 39 anos como prioridade. A ideia é 'seduzir' o jogador e acertar tudo o mais rápido possível.

O vínculo de emprego ainda existe, mas Zé não está autorizado a jogar. O novo contrato não foi assinado ou registrado na CBF. Tanto o clube quanto o jogador precisam alterar o que estava previamente definido na renovação automática com a vaga na Libertadores.

Zé teria contrato automaticamente ampliado até julho. Porém a ideia é esticar até o fim do ano. Para que ele não perca uma eventual final de Libertadores ou tenha que trocar de clube em meio ao Brasileiro, por exemplo.

A redução salarial em cerca de R$ 100 mil nos direitos de imagem já foi aceita, o que pesa agora são premiações por produtividade. Bônus por títulos e número de partidas disputadas impediram que o vínculo fosse celebrado na semana passada.

Mas o otimismo segue presente no discurso e o clube acredita que irá 'seduzir' o armador com o projeto deste ano. O início não poderia ser mais promissor do que a goleada para cima do Aimoré por 4 a 0 no último domingo.

"Não podemos dizer que está tudo definido até estar assinado. O que posso dizer é que o Rui [Costa, diretor executivo de futebol] tem mantido contatos com o empresário do Zé Roberto e estão acertando tudo", disse o assessor de futebol gremista, Marcos Chitolina.

O departamento jurídico do Grêmio garante que assim que tiver o contrato em mãos levará poucas horas até o registro na CBF. E o prazo agora é longo, já que o próximo jogo do time principal será disputado somente no domingo. Quarta-feira, contra o Brasil de Pelotas, será o time B que representará o Grêmio.

"O Zé Roberto é um grande atleta, um grande jogador. Não é porque conseguimos o resultado que podemos abrir mão dele. É um acerto que não é técnico, é financeiro, e isso a direção e o Zé que poderão resolver. É evidente que queremos contar com ele. Hoje se trata de alguém muito importante para o Grêmio. O clube está preocupado com isso, e é muito importante para o trabalho. É um jogador de qualidade e evidente que quando estiver à disposição vamos buscar a melhor formação", disse o técnico Enderson Moreira.

Entretanto a ideia é não demorar. Enderson Moreira quer saber com quem poderá contar o mais rápido possível. Ainda nos primeiros dias da semana, o clube também deve oficializar a saída de Souza, que vai para o São Paulo. Por outro lado, Rhodolfo permanecerá vestindo azul, branco e preto.

A segunda-feira será de folga aos jogadores. O trabalho gremista deixará o campo para os escritórios e mira o mesmo sucesso apresentado no âmbito esportivo no domingo, na Arena.