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Cruzeiro amplia ações de marketing e aumenta receita com torcedor

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2014 06h00

Aos poucos o Cruzeiro vai ampliando a sua área de atuação em ações do marketing e expandindo as formas de capitalizar dinheiro com a torcida além dos jogos e do programa de sócio-torcedor. A mais recente delas foi com uma visita dos torcedores à Toca da Raposa II mediante ao pagamento de R$ 90, para os sócios, e R$ 130 para os não sócios.

Cerca de 200 torcedores estiveram no centro de treinamento celeste no último sábado. O evento “Na Toca com os Tricampeões” foi coordenado pela Cruzeiro Esporte Tour, agência oficial de viagens do clube celeste. Além da visita ao CT, os torcedores puderam ver a taça do título brasileiro, tomaram café da manhã e ganharam uma camisa exclusiva do evento.

A demanda foi tão grande que já existem mais duas visitas agendadas com mais 200 torcedores em cada uma delas. Segundo o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa, são ações para estreitar os laços da torcida com o time e, consequentemente, gerar mais receita para o clube. Pois além do dinheiro pago, esse tipo de evento pode atrair mais torcedores para o programa Sócio do Futebol.

“A possibilidade de receita oriunda do torcedor é muito grande, você tem inúmeras oportunidades e o Cruzeiro procura sempre estar atento às coisas que têm acontecido para em cima disso ir em cima de produtos que tenham apelo e que o torcedor possa adquirir. Todas essas ações realizadas têm como pano de fundo algo relacionado ao time, com o objetivo de aproximar o torcedor do clube e dos jogadores”, observou o dirigente.

No ano passado o Cruzeiro já promoveu outras ações do marketing e de cunho comercial, como o lançamento do Curso do Cruzeiro, em parceria com a empresa Woli Consultoria, que oferece até diploma ao torcedor. Para tanto, ele tem que pagar R$ 29,90 para ter acesso ao conteúdo online disponível e ser aprovado no exame final em um período de até 30 dias.

Outra ação que também fez sucesso foi o “Reduto Celeste”. No jogo contra o Vitória, que confirmou o título brasileiro e foi disputado em Salvador, o cube promoveu um encontro entre cruzeirenses em um bar da capital mineira, na região da Savassi, e levou o ídolo Dirceu Lopes. Os ingressos cobrados foram de R$ 20 e R$ 30.

A partir do último ano, o clube também passou a fazer campanhas de ativação com patrocinadores nos dias de jogos do Cruzeiro, como o “Parque do Raposão”, e lançou uma linha maior de produtos com a marca do clube, como camisas, bonés, cachecóis, entre outros.

As lojas oficiais do clube foram revitalizadas no fim de 2012 e se tornaram um importante palco de exposição. Na última semana ocorreu o lançamento do livro “Tricampeão Brasileiro”, que conta a história dos três títulos brasileiro do Cruzeiro. Ainda no ano passado, os torcedores também puderam tirar fotos com a taça de campeão brasileiro em todas as franquias do clube espalhadas pelo estado.

A prioridade do departamento de marketing segue sendo a expansão do programa Sócio do Futebol, já que o Cruzeiro faturou quase R$ 50 milhões líquidos com o seu torcedor em 2013 (juntando a soma proveniente de bilheteria), mas o clube vê a possibilidade de faturar alto nesses eventos isolados e tornar esses tipos de ações mais rotineiras.

“Esses eventos isolados proporcionam uma arrecadação muito pequena, mas com vários deles se consegue ter uma arrecadação que passa a ter importância no faturamento do clube. Todos os eventos que programamos tiveram uma boa aceitação e temos condições de repeti-los. À medida que os eventos vão aumentando, tendo repetitividade e contando com o engajamento do torcedor, como tem acontecido, vai gerar boas receitas para o clube”, ressaltou Marcone Barbosa.