Topo

Neymar quebra silêncio, agradece pai pela carreira e ataca "falsos amigos"

Do UOL, em São Paulo

02/02/2014 16h34

Em meio a uma crise institucional que já derrubou o presidente do Barcelona e pode colocar o Santos em um imbróglio jurídico internacional, Neymar finalmente deu sua primeira declaração sobre a polêmica de sua transferência para o futebol europeu.

O jogador - que se recupera de uma lesão no tornozelo - usou uma rede social para desabafar. O atacante do Barcelona "desobedeceu" o pai para agradecê-lo pela maneira que ele vem conduzindo sua carreira e criticou os "falsos amigos" que encontrou pelo caminho. Ele ainda pediu para que Neymar pai volte logo para a Catalunha.

"Tava quieto até agora !! Mas não dá mais pra ficar escutando esse monte de coisas sobre a minha transferência... liguei pro meu pai dizendo que ia me manifestar e ele me disse pra ficar quieto e me preocupar apenas com a minha recuperação, deixar esse assunto com ele. Mas ele vai me entender. Pedi ajuda pras pessoas que trabalham comigo pra escrever. Desculpa por te desobedecer pela primeira vez pai, mas vou falar !! Queria te agradecer pela forma que você conduziu minha carreira, pelas empresas que criou em torno do meu trabalho e pela forma que você cuidou da nossa família. Se joguei no nosso time do coração (Santos FC) e hoje jogo no meu time dos sonhos (FC Barcelona) devo isso a você. Sei que muita gente está falando um monte de besteiras a nosso respeito, duvidando até do nosso caráter... Também descobri que temos um monte de falsos amiigos... Pai, quando o Thiago Silva falou que morreria por mim em campo pensei o mesmo em relação a ele... mas por você não só morreria como daria a vida do meu único filho por vc!! Por isso te peço... volta pra Espanha, tô com saudades !! Mais alguns dias tô voltando a jogar e preciso de você aqui... é questão de tempo pra perceberem que você não fez nada de errado... só foi meu pai na plenitude !! Te amo e tamos juntos !!!! Eh TOIS".

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), segundo o time catalão, e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Na última semana, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros do Barcelona pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, acertaram ainda em 2011. O progenitor do atacante chamou o valor de um adiantamento e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existe uma dúvida no Santos. Em dezembro daquele ano, o time da Vila Belmiro enfrentou os catalães na decisão do Mundial da Fifa.

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.