Topo

Acordo com o Corinthians tem cláusula que protege o São Paulo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 15h39

O Corinthians terá a possibilidade de vender Alexandre Pato para qualquer outro clube durante o empréstimo do atacante ao São Paulo, porém o clube rival só será obrigado a liberar o jogador caso exista uma oferta de pelo menos 15 milhões de euros (R$ 49 milhões). Este foi o montante pago ao Milan pela contratação, há pouco mais de um ano. Caso o Corinthians receba, até o fim de 2015, propostas de valor inferior, caberá aos dois clubes analisarem se a venda vale a pena, sem obrigação do São Paulo de romper o empréstimo. O clube do Morumbi ainda pode ganhar dinheiro no negócio. Em janeiro de 2015, a cláusula cai para 10 milhões de euros.

O contrato de empréstimo prevê que o São Paulo tenha direito a 10% do lucro de toda a operação corintiana por Alexandre Pato - incluindo a compra do jogador junto ao Milan, no início de 2013 - caso a proposta seja superior a 15 milhões de euros. Ou seja, se o Corinthians decidir vender Alexandre Pato ao receber uma proposta de 18 milhões de euros, por exemplo, o São Paulo receberá 300 mil euros como ressarcimento, correspondente a 10% dos 3 milhões de euros de lucro entre o valor de venda e o valor pago ao Milan. 

Pato chega ao São Paulo em negócio surpreendente e na base da troca pelo meia Jadson, que teve 50% dos direitos econômicos cedidos pelo clube do Morumbi. O atacante, no entanto, está impedido de disputar o Paulistão porque já participou de cinco jogos pela equipe alvinegra e ultrapassou o limite permitido na competição, de três partidas. O acordo foi assinado pelos presidentes Mario Gobbi e Juvenal Juvêncio na noite de quarta-feira, enquanto o Corinthians era derrotado por 2 a 0 pelo Bragantino, no Pacaembu. 

Emprestado ao São Paulo até o fim de 2015, Pato terá parte dos salários pagos pelo Corinthians. Jadson tinha apenas mais um ano de contrato com o clube do Morumbi, poderia assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de 1º de julho e sairia de graça, sem indenização ao clube, no fim do ano. 

O Corinthians tentou não deixar Alexandre Pato jogar em um rival, mas não conseguiu. Antes de negociar o atacante com o São Paulo, o clube do Parque São Jorge tentou empurrá-lo para pelo menos outros três clubes, sem sucesso. Grêmio e Cruzeiro reclamaram do valor elevado do atleta, que recebe R$ 800 mil, entre salários e direitos de imagem. O Flamengo topou uma troca com Carlos Eduardo, mas aí foi o Corinthians quem não se interessou. 

A última opção teria sido o empréstimo de graça, por quatro meses, para a Juventus, da Itália, mas aí o Corinthians entendia que estaria apenas adiando a solução do problema. Por isso, o clube teve de ceder o jogador ao São Paulo, na transação envolvendo Jadson.

A primeira reação do meia Jadson foi temer a troca do São Paulo pelo Corinthians, quando proposta. Com a evolução das conversas e o interesse do atacante Alexandre Pato em jogar no Morumbi, Jadson repensou. Os motivos que levaram o agora ex-camisa 10 são-paulino a aceitar a mudança foram a possibilidade de reerguer o Corinthians a partir de uma crise e também a oportunidade de trabalhar com Mano Menezes, primeiro a leva-lo para a seleção brasileira.

Casal Pato e Ganso pode não dar certo no São Paulo, diz Juca Kfouri