Topo

SP foi só 4ª opção corintiana para Pato no Brasil; os outros não quiseram

Guilherme Palenzuela e Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 06h00

O Corinthians bem que tentou não deixar Alexandre Pato ir parar em um rival, mas não conseguiu. Antes de negociar o atacante com o São Paulo, o clube do Parque São Jorge tentou empurrá-lo para pelo menos outros três clubes, sem sucesso.

Grêmio e Cruzeiro reclamaram do valor elevado do atleta, que recebe R$ 800 mil, entre salários e direitos de imagem. O Flamengo topou uma troca com Carlos Eduardo, mas aí foi o Corinthians quem não se interessou.

A última opção teria sido o empréstimo de graça, por quatro meses, para a Juventus, da Itália, mas aí o Corinthians entendia que estaria apenas adiando a solução do problema. Por isso, o clube teve de ceder o jogador ao São Paulo, na transação envolvendo Jadson.

Pato sai do Parque São Jorge por empréstimo até o fim de 2015, enquanto o meia chega definitivamente, com o Corinthians virando dono de 50% dos seus direitos econômicos.

A negociação de Pato é só uma das que estão em andamento. Ibson e Douglas, negociados com Bologna e Vasco sem custos, iniciaram o processo, e Danilo e Emerson Sheik devem ser os próximos da lista.

No ano passado, já havia um consenso de que esses jogadores poderiam deixar o clube. Foi a mudança da diretoria de futebol e o agravamento da crise, porém, que fizeram o Corinthians passar a ter uma postura mais ativa no mercado. Em todos os casos, foi o clube do Parque São Jorge que tentou emplacar as negociações, e não o contrário.

A ideia é que, a partir disso, Mano Menezes consiga limpar o elenco para a reformulação que deseja. Só que, para que isso funcionar, o time precisa reagir em campo. Hoje o Corinthians soma quatro derrotas seguidas, tem seis dos 18 pontos disputados até agora e está quarta posição do seu grupo.