Topo

Icasa protocola ação para jogar a Série A no lugar do Figueirense

Icasa acredita que o volante Luan atuou irregularmente pelo Figueirense na Série B - Luiz Henrique / site oficial do Figueirense
Icasa acredita que o volante Luan atuou irregularmente pelo Figueirense na Série B Imagem: Luiz Henrique / site oficial do Figueirense

Pedro Ponzoni

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/02/2014 14h24

O Campeonato Brasileiro ganhou mais um capítulo fora das quatro linhas. Após o imbróglio jurídico envolvendo a Portuguesa, chegou a vez do Icasa lutar por seus direitos. O clube cearense protocolou uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para jogar a Série A no lugar do Figueirense.

O Figueirense conseguiu o acesso ao terminar a Série B do ano passado em quarto lugar. Entretanto, o Icasa argumenta que Luan atuou de maneira irregular pelo clube catarinense na partida diante do América-MG, dia 28 de maio, pela segunda rodada da competição nacional.

O volante tinha sido emprestado para o Metropolitano até o dia 31 de maio. O clube de Blumenau, no entanto, devolveu o atleta ao Figueirense antes do fim do vínculo. No entanto, segundo informa os dirigentes do Icasa, o jogador ainda estaria inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF como atleta da agremiação do interior catarinense.

Caso o Figueirense seja punido, perderia seis pontos e, assim, o Icasa ultrapassaria o adversário direto porque terminou a Série B com somente um de diferença.

“Nós fizemos a nossa parte ao protocolar essa ação junto ao STJD. Precisamos aguardar o tribunal aceitar essa denúncia e julgar o Figueirense. De qualquer forma, o nosso departamento jurídico afirmou que a situação é excelente para nós”, disse o vice-presidente do Icasa, Facundes Neto, ao UOL Esporte.

A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro na quinta-feira e o Figueirense estreia contra o Fluminense, dia 20 de abril. Por outro lado, segundo informa a tabela divulgada nesta sexta, o Icasa inicia sua caminhada na Série B no dia 19 de abril contra a Ponte Preta.