Topo

Investidor cede em reviravolta, e Moreira pode chegar ao Palmeiras

O lateral direito Jorge Moreira, do Libertad, do Paraguai, chamou a atenção do Palmeiras - EFE/LEONARDO MUÑOZ
O lateral direito Jorge Moreira, do Libertad, do Paraguai, chamou a atenção do Palmeiras Imagem: EFE/LEONARDO MUÑOZ

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

11/02/2014 06h00

A história do lateral direito Moreira, do Libertad, sofreu uma reviravolta e o paraguaio está novamente perto de fechar com o Palmeiras. No último sábado, o grupo de investidores se reuniu com José Carlos Brunoro, diretor executivo do clube, e se comprometeu a adquirir 100% dos direitos do jogador para colocá-lo no time alviverde nas próximas duas semanas.

A questão da compra dos direitos era o principal entrave. O Palmeiras não queria colocar dinheiro, enquanto os investidores (um pool de empresários brasileiros e espanhóis) aceitavam comprar apenas 50%, deixando a outra metade para o clube alviverde. O presidente Paulo Nobre bateu o pé e disse que não iria gastar. Quando a negociação já estava praticamente descartada, os investidores cederam.

Nessa nova negociação, o Palmeiras arca somente com o salário do atleta. Segundo um representante do grupo de investidores no Brasil, o clube do Palestra Itália já conta com a chegada de Moreira e até mesmo repassou isso ao treinador Gilson Kleina e aos integrantes da comissão técnica.

O Palmeiras tenta Moreira desde o ano passado. Na primeira tentativa, o acerto esfriou por conta dos valores pedidos pelos paraguaios. Por 50% do atleta, o time alviverde ofereceu cerca de R$ 1,5 milhão, mas ouviu uma contraproposta de R$ 3, 5 milhões. Quantia essa de que não dispunha. Por isso, a saída foi convencer os investidores a adquirir os 100% e repassar o jogador. O termo de convencimento foi a visibilidade que ele pode ter na equipe e o lucro com uma venda futura.

Moreira tem contrato com o Libertad até dezembro de 2015. Aos 24 anos, ele se destacou no time paraguaio e seria a opção ideal para a lateral direita, após a saída de Luis Felipe. Atualmente, o treinador Gilson Kleina tem jogado com Wendel na posição, ou improvisado Serginho. Recentemente, cobrou publicamente a diretoria por um reforço.

"Precisamos de um lateral direito. Gosto de ter dois ou três jogadores por posição e que o segundo ou terceiro seja da base. Seria a oportunidade do Bruno Oliveira, mas ele sofreu uma lesão séria. O Wendel está nos melhores momentos de sua carreira. É um profissional exemplar, mas o Wendel pode sofrer lesão ou receber cartão, por isso improvisamos o Serginho. Estamos estudando a contratação de um jogador para a posição”, disse.

A novela Luis Felipe

Luis Felipe segue afastado no Palmeiras e seu caso foi parar na Justiça. O Palmeiras conseguiu convencer a Federação paulista de Futebol de que errou na hora de redigir o contrato do atleta. Dessa forma, conseguiu registrar seu contrato com validade até dezembro de 2014. A confusão ocorreu porque um erro de digitação fez com que a data de 2013 aparecesse em seu contrato inicial.

Quando o atleta foi convocado para fazer a alteração e registrar o contrato com a data certa, ele não aceitou por estar negociando com o Benfica. Do jeito que estava, ele poderia assinar pré-contrato e deixar o clube. Isso gerou um conflito com a diretoria e as partes entraram na justiça para tentar resolver.

Mesmo com o contrato aparecendo como renovado no BID da CBF, seu nome sequer consta na lista de atletas do elenco no site oficial do clube. O Palmeiras não comenta nenhum dos dois casos. A política do clube é não falar sobre negociações até que elas estejam concretizadas.