Topo

Quando a fase é boa, até patrocinador banca curso de verão com Guardiola

Técnico Gilson Kleina comanda o Palmeiras do banco de reservas do Pacaembu  - Rodrigo Capote/UOL
Técnico Gilson Kleina comanda o Palmeiras do banco de reservas do Pacaembu Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 06h00

Por intermédio da marca de material esportivo Adidas, o Palmeiras fará um intercâmbio com o Bayern de Munique, atual campeão europeu dirigido pelo espanhol Pep Guardiola. O patrocinador esportivo em comum costurou um programa de diálogo entre equipes de continentes diferentes e propôs ao clube alviverde que escolhesse com quem queria fazer. A escolha foi o Bayern. A ação deve ocorrer durante o verão europeu.

A intenção, além de promover os respectivos clubes no exterior, é deixar principalmente que os treinadores troquem experiências. Desta forma, Gilson Kleina já projeta um encontro com Guardiola, que deve ocorrer ainda este ano, cercado de muita propaganda, especialmente do lado brasileiro.

“Eles [Adidas] me procuraram porque estão gostando do nosso trabalho por aqui. Optei por fazer uma troca de informações com o Bayern de Munique porque acho que o futebol alemão tem se mostrado uma escola diferente. Se eu tiver essa oportunidade de fazer um intercâmbio com o Guardiola, trarei informações de muita valia para o Palmeiras. Seria legal trocar informações e passar algo ao Bayern”, disse Gilson Kleina à Rádio Jovem Pan.

A princípio, o encontro deve ocorrer na pré-temporada do Bayern, ou seja, somente depois da Copa do Mundo. Não apenas o comandante alviverde deverá participar, mas também toda sua comissão técnica. A ideia é “aprender” com Guardiola e importar sistemas de treino, informações técnicas sobre preparação física e gestão de atletas.

Apesar de essa ser a previsão, teria de haver um contorcionismo nas datas. A pré-temporada do Bayern deve ocorrer no mês de agosto, sendo que o Palmeiras estará jogando no Brasil desde o término do Mundial. O primeiro jogo após a competição é no dia 16 de julho, um clássico contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro. Ainda não foi decidido como isso será feito. 

O plano do patrocinador é levar uma comitiva alviverde para observar o cotidiano dos alemães e absorver o que for possível. Embora ainda não esteja confirmado, jogadores podem participar do projeto também.

Até mesmo uma partida amistosa entre as duas equipe pode acontecer, dependendo da disponibilidade de ambas as agremiações. O fato de o clube estar no ano do centenário é mais um atrativo para o patrocinador, que estreitou seu relacionamento com o clube alviverde em 2014, justamente de olho nessas propriedades.

Em contato com o UOL Esporte, a Adidas confirmou os planos para o clube e o contato com o técnico. O patrocinador mantém funcionários trabalhando diariamente dentro do Palmeiras e, dentro do projeto de internacionalização da marca, eles propuseram diretamente a Kleina o acordo, que foi prontamente aceito.

Vale lembrar também que o Palmeiras tem um outro parceiro em comum com o time alemão: a seguradora Allianz. A empresa, que pagou R$ 300 milhões para dar o nome ao novo estádio palmeirense por 20 anos, também dá nome à arena da equipe alemã em Munique. A proximidade é mais um fator que favorece o intercâmbio.