Topo

Santos exibe dossiê para desmentir pai de Neymar e Laor e admite ir à Fifa

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/02/2014 06h00

O Santos utilizou a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do clube na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, para apresentar um dossiê que desmente Neymar da Silva Santos, pai de Neymar, e Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente licenciado do clube, sobre as negociações da venda do atacante ao Barcelona, da Espanha.

A diretoria santista mostrou diversas matérias de jornais, sites e programas de televisão no Brasil e na Espanha com declarações de Neymar pai negando que recebeu os 10 milhões de euros adiantados do Barça em 2011. Um dos vídeos publicados pelo Santos mostra o trecho de uma entrevista concedida por Neymar pai ao repórter André Plihal, da ESPN Brasil. Questionado se o dinheiro do Barcelona havia caído em sua conta bancaria, o pai do atleta respondeu na época: “Poxa, seria bom, mas não teve isso”.

Em seguida, Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos, apresentou vídeos e novas matérias escritas com o pai do jogador confirmando o recebimento do montante, confissão que ocorreu no mês passado após negar por mais de dois anos o ocorrido.

“Neymar negou várias vezes que recebeu adiantamento, muitas vezes ele negou. Na realidade Neymar pai já negava desde 2012 qualquer pagamento por parte do Barcelona. A gente sempre cobrou dele. Mês passado ele (pai do jogador) vem ao Brasil e apresenta outra visão e admite que recebeu o dinheiro depois de tanto negar”, disse o presidente santista antes de mostrar o vídeo confirmando a confissão de Neymar pai.

O dossiê também expôs Luis Alvaro, já que divulgou entrevistas de Laor negando que assinou o documento que liberava Neymar a negociar com outros clubes um dia antes do staff do atleta divulgar a carta assinada pelo presidente licenciado do Santos. “Essa negociação (dinheiro adiantado) sempre foi negada por todos”, disse Odílio.

Pela primeira vez Santos admite recorrer à Fifa

Além do dossiê, o advogado do Santos, Cristiano Caús, confirmou a informação divulgada pelo UOL Esporte de que o Comitê Gestor do clube acionou dois escritórios de advocacia na Europa, mais precisamente na Espanha, para saber se foi lesado na negociação que culminou na saída de Neymar.  

O clube vai escolher apenas um escritório, especializado em direito penal, que terá a responsabilidade de acompanhar os processos na Justiça da Espanha contra o Barcelona no caso Neymar. O processo para acionar a entidade máxima do futebol será lento, pois o Santos ainda pretende apurar muitas informações por intermédio dos advogados espanhóis.

“Temos tomado cuidado com as etapas jurídicas. Entrar na Fifa é entrar com tudo. Sou favorável, mas temos que ter noção exata do que estamos cobrando. Esse é o caminho, (recorrer à Fifa) será o próximo passo”, disse o advogado.

O advogado do Santos admite que o clube assinou o documento liberando Neymar para assinar uma espécie de pré-contrato com o Barcelona, mas fez questão de reiterar que esse documento não dava direito ao pai do jogador de receber dinheiro antecipado do clube espanhol.

“Existe a lei. O que o pai do Neymar exigiu foi uma quebra da legislação internacional (quando pediu o documento assinado por Luis Alvaro, presidente do Santos). O Neymar precisava já firmar um pré-contrato. O Santos estava dando uma autorização para ele (Neymar pai) não ser punido na Fifa, mas não para ele receber o dinheiro”, explicou.

A reunião do Conselho nesta quarta foi bastante tensa e cheia de discussões mais ríspidas, porém não teve nenhuma confusão ou vias de fato. Os conselheiros pediram a renúncia de Luis Alvaro e demonstraram muita revolta contra o pai de Neymar. A diretoria do Santos temia receber protestos violentos e reforçou a segurança. A Policia Militar ficou de plantão em frente ao estádio até o término da reunião.

Caso Neymar

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de "adiantamento" e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento. Na terça, o clube acionou o pai de Neymar na Justiça para ver contrato com o Barça

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.