Topo

Corinthians ter facilitado entrada ao CT é uma das linhas de investigação

Margarete Barreto, delegada da Polícia Civil, é a responsável pelo caso da invasão ao CT do Corinthians - Rodrigo Capote/UOL
Margarete Barreto, delegada da Polícia Civil, é a responsável pelo caso da invasão ao CT do Corinthians Imagem: Rodrigo Capote/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 16h14

A Polícia Civil investiga a possibilidade de o Corinthians ter facilitado a entrada dos torcedores organizados no CT Joaquim Grava, no início do mês. Em entrevista coletiva, Margarete Barreto, delegada responsável pelo caso, aventou a hipótese.

“Estamos investigando todas as linhas abertas. Existe uma foto de um obstáculo rompido. Existia uma cerca, e existe filmagem de alguns torcedores entrando por ali. Mas hipótese de eles terem entrado pela porta da frente também está sendo investigada”, disse Barreto.

O auxílio interno aos invasores não é, porém, a única possibilidade cogitada pela polícia. Entre elas está uma entrada realmente forçada, como argumenta o clube. Segundo o chefe de segurança alvinegro, Walmir Dutra, os cerca de cem torcedores pularam os muros do CT ou usaram o buraco feito em uma cerca para chegar ao local.

Para a Polícia Civil, porém, duas coisas levantam suspeitas. Nesta quinta, Barreto revelou o conteúdo do depoimento de um dos três presos na operação desta manhã. Gabriel Monteiro de Campos teria dito à delegada que entrou no CT pela porta da frente.

“Ele disse que entrou tranquilamente. Os três disseram que estavam insatisfeitos com a atuação do time e por isso foram fazer o protesto”, disse Barreto.

A teoria de que a invasão se deu pela porta da frente, portanto com anuência de ao menos um grupo de funcionários do Corinthians, já tinha sido levantada pelo comandante-geral da Polícia Militar. Em entrevista à rádio "Jovem Pan", Benedito Roberto Meira já havia insinuado que os torcedores entraram no portão principal.

Além disso, incomoda a Polícia Civil a ausência de imagens internas da invasão. Das 20 câmeras do CT, só duas funcionavam enquanto os torcedores estavam na área interna. “Claro que o sumiço das imagens não é natural. Você coloca um equipamento de monitoramento para funcionar, mas nós não somos técnicos. Vamos aguardar a perícia. O equipamento apresentou uma falha no momento da invasão. Em outros dias, já havia apresentado falhas. Naquele dia, foi justamente no horário da invasão”, disse a delegada.

Nesta quarta, três torcedores foram detidos pela Polícia Civil - além de Gabriel, Tarcisio Baselli Diniz e Danilo dos Santos Gomes. A operação também encontrou US$ 3 mil na quadra da Gaviões da Fiel e R$ 18 mil na quadra da Camisa 12, além de rojões modificados para serem mais perigosos. Outras três pessoas estão foragidas, e um deles é Tiago Ferreira, que esteve preso em Oruro pela morte do jovem Kevin Espada, há um ano.