Topo

Neymar volta a ser titular e Messi bate recorde. E nem assim o Barça vence

Do UOL, em São Paulo

22/02/2014 17h49

O brasileiro Neymar voltou ao time titular. O argentino Lionel Messi superou o espanhol Raúl e se isolou como o terceiro maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol. No entanto, o sábado não foi nada feliz para a torcida do Barcelona. Jogando fora de casa, o time catalão perdeu por 3 a 1 para a Real Sociedad e permitiu que o Real Madrid abrisse três pontos de vantagem na liderança do torneio nacional.

O Barcelona era o líder do Campeonato Espanhol até o início deste sábado, mas pode terminar o fim de semana na terceira posição. O time catalão ficou estacionado nos 60 pontos e já foi ultrapassado pelo Real Madrid, que venceu o Elche por 3 a 0 e chegou a 63. A equipe de Neymar e Messi ainda pode perder um lugar para o Atlético de Madri, que tem 60 pontos e visitará o Osasuna no domingo.

O primeiro susto que o Barcelona tomou neste sábado aconteceu logo aos 32min da etapa inicial, quando o camaronês Song marcou contra e colocou a Real Sociedad em vantagem no placar. Contudo, o time visitante reagiu rapidamente: aos 36min, Messi empatou.

O gol foi o 229º de Messi no Campeonato Espanhol. O argentino superou Raúl, ídolo do Real Madrid, e agora está isolado como o terceiro jogador que mais marcou na história do torneio - perde apenas para Hugo Sánchez (234) e Telmo Zarra (251).

A despeito do gol e do recorde, porém, Messi não teve atuação destacada neste sábado. O mesmo vale para Neymar, que participou de poucos lances agudos do Barcelona. Na etapa inicial, por exemplo, os lances em que ele mais chamou atenção foram uma queda por dores no tornozelo e uma troca de chuteiras.

Com os dois apagados, a Real Sociedad aproveitou e até foi superior no primeiro tempo. Isso deu início a um drama para o Barcelona, que teve o técnico Gerardo "Tata" Martino expulso no intervalo - ele foi reclamar com o árbitro por causa da diferença de critérios na marcação de faltas.

O drama do Barcelona ficou ainda maior no segundo tempo. Griezmann (aos 9min) e Zurutuza (aos 13min) aproveitaram espaços na defesa catalã, completamente dispersa, e anotaram para a Real Sociedad.

O Barcelona ainda tentou se lançar ao ataque no fim do jogo e chegou a abrir mão de um lateral direito - Montoya deu lugar ao atacante Alexis Sánchez. E nem assim o time catalão conseguiu pressionar a Real Sociedad de forma contundente.

A Real Sociedad chegou a 43 pontos, e com isso saltou à quinta posição do Campeonato Espanhol. Um dos motivos para isso é o aproveitamento da equipe basca como mandante: foram sete vitórias nos últimos oito jogos disputados no estádio Anoeta.