Topo

Até o GTA V está sendo usado pelas torcidas para brigar

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

25/02/2014 06h00

Imagine um lugar onde as torcidas organizadas dos times de futebol possuem território livre para promover grandes quebras-quebras, confrontos armados, deixar dezenas de vítimas e provocar muito vandalismo sempre que assim desejarem. Um lugar onde esse comportamento é estimulado e, na verdade, não existiria se não fosse por ele. Violência apenas por diversão.

Lá as organizadas podem formar arsenais, frotas de veículos, quartéis generais, apavorar a população e deixar apenas destruição pelo caminho. Parece terrível, mas essa cidade existe. Chama-se Los Santos. Para o alívio de todos, fica no mundo virtual -- nos servidores do ambiente online do jogo GTA V, da produtora Rockstar -- e só vai lá quem quer.

O game -- lançado em setembro de 2013 para PS3 e Xbox 360 e que faturou US$ 1 bilhão em três dias de vendas ao redor do mundo -- possui um modo multiplayer online onde é possível montar um avatar e criar sua própria gangue com os amigos virtuais. Ali é possível editar emblemas, uniformes, marcar encontros na cidade virtual e, nos fóruns oficiais do jogo na internet, marcar hora e local para brigar com outros grupos.

Tanto no modo online do PS3 quanto do Xbox, jogadores brasileiros estão criando gangues em homenagem aos times de futebol e suas torcidas organizadas e promovendo grandes quebradeiras com os rivais, inspiradas nas que estamos acostumados a ver nas arquibancadas e entorno dos estádios brasileiros.

Em uma pesquisa no final de janeiro, a reportagem do UOL Esporte encontrou 32 gangues em homenagem ao Corinthians no site Rockstar Social Club, que serve de apoio para organizar as partidas no modo online do jogo. Além destas, outras 19 gangues se chamavam Gaviões da Fiel. A maior delas, a Corinthians SC, indicava em sua página oficial no GTA V a presença de 300 corintianos associados no final de janeiro.

O fenômeno se repete entre jogadores que torcem para a maioria dos times grandes brasileiros: Palmeiras (nove gangues com o nome do time e outras nove chamadas Mancha Verde), São Paulo (com pelo menos dez gangues homônimas e outras oito "Independente") e por aí vai com Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e os outros clubes.

Até a Leões da Fabulosa, torcida organizada da Portuguesa, está representada no GTA V online com uma gangue de 18 integrantes. Diretores da Gaviões, da Independente e de outras grandes torcidas organizadas procurados pela reportagem afirmam que os grupos virtuais não possuem vínculo com as agremiações no mundo real.

Nas páginas de cada gangue-torcida no Rockstar Social Club, é possível postar fotos feitas pelo próprio avatar do jogador durante as partidas (todos os personagens carregam um celular com câmera) e trocar mensagens em um fórum aberto ou fechado, apenas para os membros da gangue. 

Ali, é comum ver membros das organizadas virtuais trocando provocações com os rivais e marcando dia, horário e local (no caso virtual) para simular confrontos entre as torcidas. "eae aqui é do comando do São Paulo, se vcs quiserem marcar um mata-mata manda mensagem", chamava para a briga o jogador FábioNinja (nome de usuário na rede) em mensagem postada na página de uma das Manchas Verdes existentes no game.

"Fala Bandidagem! Aqui é Corinthians!!! Vamos quebra tudo contra esses bambi paga-pau!", dizia o Gavião#Torcedor para os colegas da gangue Gaviões na página do grupo -- uma briga contra uma torcida organizada do São Paulo estava marcada para o final daquela noite de janeiro e ele tentava arregimentar companheiros para o embate.

A reportagem do UOL Esporte criou um avatar, associou-se a uma gangue de um time grande paulista e foi para a Los Santos do PS3 conferir como funciona a briga de torcidas virtual. Entrar para uma torcida virtual é fácil, mas participar de uma briga de torcidas é outra coisa, bem mais difícil. O jogo online é confuso e nem sempre há membros da sua organizada jogando ao mesmo tempo que você. Além disso, é necessário encontrar onde estão os membros da outra torcida contra quem se pretende brigar.

Desta forma, o único jeito é participar das brigas agendadas previamente entre os grupos. Os jogadores usam redes sociais -- em especial o Facebook, além da página oficial do jogo -- para marcar as brigas, que podem ter regras ou não. Há confrontos que ocorrem apenas com os avatares de mãos livres, outros apenas com armas brancas, com armas de fogo e até com veículos.

'É difícil mas vale a pena", explico o jugador DimiRS em um fórum online de torcida virtual. "É muito divertido trombar no ferro-velho uma turma de gremistas e quebrar tudo", diz ele, torcedor e membro de uma gangue do Internacional de Porto Alegre no PS3. "Até faço parte de torcida organizada, mas isso aqui não tem nada a ver. Acho que até ajuda a dar vazão a violência das pessoas, que poderia ser posta para fora de outro jeito na rua", pondera o jogador. 

A briga de torcidas no GTA não é exatamente uma novidade, mas desta vez funciona com toda a organização oficial da produtora com plataformas, servidores modos de jogo, e suporte online. A partir de 2011, começou a aparecer na internet uma modificação ilegal feita por hackers na versão para PC do jogo GTA San Andreas, versão mais antiga do atual. Ali o game -- que não possuía versão online -- ganhava um ambiente virtual na internet onde os jogadores podiam criar avatares, formar gangues e sair para o pau contra os rivais no cenário da cidade do jogo -- igual é feito agora.

Procurada pela reportagem para comentar o fenômeno das torcidas organizadas no GTA V online, se tinha conhecimento disso, se vê algum problema ou se tem algo a comentar, a produtora Rockstar não respondeu até a publicação desta reportagem.