Topo

Barcelona busca acordo fiscal no qual assumiria culpa no caso Neymar

Das agências internacionais

Em Barcelona (Espanha)

10/03/2014 16h26

Réu no caso Neymar, o Barcelona pode assumir a culpa no delito fiscal cometido na contratação do atacante brasileiro junto ao Santos e entrar em acordo com a Justiça espanhola.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela agência EFE e, se o acordo for fechado, o clube teria que pagar ao fisco espanhol uma multa, além de 13,5 milhões à Fazenda espanhola (cerca de R$ 29 milhões), valor que supostamente fraudou no caso.

Segundo a Justiça espanhola, esse é o procedimento normal para casos assim, e não se trataria de um favorecimento ao clube. Se julgado sem assumir a culpa, o Barcelona poderia ter que pagar quatro vezes o valor da quantia não declarada no contrato.

Caso Neymar

Revelado pelo Santos, Neymar trocou o clube da Vila Belmiro pelo Barcelona no meio de 2013. A negociação movimentou, segundo o time catalão, um total de 86,2 milhões de euros (cerca de R$ 286 milhões), e a divisão desse montante é o cerne de toda a polêmica.

Após o clube catalão divulgar os valores, depois da queda de Sandro Rosell, o pai de Neymar admitiu ter recebido 40 milhões de euros pela negociação. Inicialmente, o Santos dizia que o time espanhol havia desembolsado apenas 17 milhões de euros para contratar o atacante.

Além do valor, há uma questão sobre a data do pagamento. Barcelona e a N&N, empresa criada pelo pai de Neymar para cuidar da carreira do jogador, entraram em acordo ainda em 2011. Neymar pai chamou o valor recebido na ocasião de "adiantamento" e disse que isso fez parte da estratégia de negociação, mas existem dúvidas no Santos sobre o procedimento. Na terça, o clube acionou o pai de Neymar na Justiça para ver contrato com o Barça

Essa discussão sobre valores, comissões e datas tem uma série de interessados. O Ministério Público decidiu investigar o caso, por exemplo, para saber se houve fraude fiscal na movimentação do dinheiro. A DIS, dona de 40% dos direitos de Neymar, também alega ter sido enganada na transação.