Topo

Brasileiros são protagonistas em vitórias de visitantes na Liga Europa

Do UOL, em São Paulo

13/03/2014 18h58

A rodada desta quinta-feira da Liga Europa, com as partidas de ida das oitavas de final do torneio, teve participações decisivas de jogadores brasileiros – principalmente de forma positiva – para suas respectivas equipes. Dois atletas nascidos no país definiram a vitória do Benfica sobre o Tottenham por 3 a 1, em White Hart Lane.

Poucos dias depois de ser goleado pelo Chelsea por 4 a 0, o time inglês novamente decepcionou sua torcida, agora contra o rival de Lisboa. O atacante Rodrigo, brasileiro naturalizado espanhol, abriu o placar no primeiro tempo, e o zagueiro Luisão, de cabeça, aumentou o marcador na etapa final.

Com um belo gol de falta aos 18min do segundo tempo, Eriksen diminuiu para o Tottenham, mas a equipe inglesa não mostrou poder de reação e ainda sofreu mais um a sete minutos do final. Luisão, de novo, aproveitou a sobra em uma cobrança de falta e chutou forte para fechar o placar em 3 a 1. Do lado do Tottenham, o volante Paulinho atuou os 90 minutos, mas pouco apareceu.

Outro brasileiro que ajudou sua equipe a vencer fora de casa foi Léo Baptistão que marcou, de cabeça, o primeiro gol do Betis sobre o Sevilla no clássico de Sevilha. Salvador Sevilla, com o sobrenome igual ao da cidade, fechou o placar de 2 a 0 e deixou o Betis com boa vantagem para o jogo de volta.

Nenhum brasileiro marcou na vitória por 3 a 0 do Valencia sobre o Ludogorets, na Bulgária, mas o goleiro Diego Alves defendeu um pênalti cobrado por Bezjak. Já o atacante Juninho Quixadá, que classificou o Ludogorets para as oitavas há duas semanas, quando marcou contra a Lazio, desta vez acabou expulso.

Juventus e Fiorentina empatam; Porto supera Napoli

  • REUTERS/Giorgio Perottino

    A Liga Europa também teve um duelo italiano de grande rivalidade nesta quinta-feira, em Turim. Arturo Vidal abriu o placar logo aos 2min e parecia levar a Juventus à vitória, mas Mario Gomez recebeu lançamento e empatou a 12 minutos do fim da partida. Melhor para a Fiorentina, que precisa de um empate sem gols em Florença para eliminar do torneio a atual líder do Campeonato Italiano. Já o Porto venceu o Napoli por 1 a 0, com um belo chute certeiro de Jackson Martínez, e vai à Itália no jogo de volta precisando apenas do empate para se classificar às quartas de final. Nas outras partidas desta quinta, o AZ Alkmaar ganhou do Anzhi por 1 a 0, em casa, o Lyon goleou o Viktoria Plzen por 4 a 1 na França e o Basel ficou no 0 a 0 com o Red Bull Salzburg na Suíça.