Topo

Nobre cancela venda de ingressos e diz que resistirá à pressão de vândalos

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

20/03/2014 18h25

"Não vamos mudar nenhuma vírgula da nossa gestão". A frase resume a coletiva do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, nesta quinta-feira, em resposta à depredação da sede do Avanti que vendia ingressos para o clássico neste domingo diante do Santos. O dirigente afirmou que um funcionário foi agredido, mas negou que houve furto de dinheiro e bilhetes para a partida.

Além disso, o cartola afirmou que as entradas que ainda não foram comercializadas não irão às bilheterias para evitar que os vândalos consigam acesso à Vila Belmiro. Ele não soube precisar quantos torcedores haviam comprado o ingresso antes da confusão. Ainda não houve identificação de nenhum dos agressores. Por isso, Nobre não quis fazer ligação do fato com as torcidas organizadas.

"Foram três vândalos que ficaram decepcionados pelo fato de não poderem comprar mais do que um ingresso. Eles queriam comprar 90 ingressos e como os funcionários deixaram claro que havia uma regra, eles não conseguiram. Os torcedores mostraram até o dinheiro para comprar os ingressos. Foi uma coisa muito rápida e disseram que era melhor vender agora porque se não eles iriam comprar amanhã. Aí a venda foi negada de novo. Então eles quebraram os computadores e até agrediram um funcionário. É um fato lamentável que está sendo muito bem apurado e tão logo nós tenhamos a autoria e a motivação disso que aconteceu, atitudes enérgicas serão tomadas", disse ele.

Nobre deu algumas informações diferentes das apresentadas pelo Boletim de Ocorrência e pelo delegado titular da 23ª Delegacia de Polícia, Percival Alcântara. Segundo ele, a representante do FutebolCard que prestou depoimento afirmou foram 20 torcedores que invadiram o escritório e que a tentativa de agressão não teve êxito.

"O que foi registrado na delegacia foi um boletim de ocorrência de dano. Posteriormente, procurei a diretoria do Palmeiras para confirmar se houve algum furto de ingresso ou de dinheiro e eles me confirmaram que não. Segundo a moça que nos prestou depoimento, a agressão foi apenas uma tentativa e o funcionário nem quis prestar queixa. Nós ainda não identificamos os agressores", disse Percival ao UOL Esporte.

Posteriormente, a assessoria do presidente confirmou que o soco desferido por um dos vândalos não atingiu em cheio o funcionário.

Na quarta-feira, o Palmeiras começou a venda apenas para os torcedores que estavam bem colocados no ranking de presença do Avanti. Nesta quinta, a venda era aberta para todos os que são sócios, independentemente da colocação na lista de ida ao estádio. Caso ainda houvesse entradas disponíveis, a venda seria disponibilizada para sócios do clube posteriormente.

A atitude foi vista por membros das torcidas uniformizadas como retaliação por parte do presidente Paulo Nobre e de sua diretoria. Isso porque o cartola rompeu qualquer tipo de ligação com eles desde o incidente de março do ano passado, quando o grupo tentou agredir os jogadores que estavam voltando de uma partida da Libertadores em Buenos Aires. Na ocasião, Fernando Prass ficou ferido com um objeto atirado por um dos agressores.

Com os privilégios aos sócios-torcedores, boa parte dos torcedores organizados não conseguiria entrada para acompanhar o time na Vila Belmiro. Um problema parecido com a venda de ingressos de forma presencial já havia acontecido quando o time do Palestra Itália enfrentou o Corinthians. Na ocasião, Nobre chegou a pensar em vender ingressos apenas pela internet. Desta vez, a impossibilidade aconteceu pelo fato do sistema de bilhetes santistas não "conversar" com o palmeirense.

"Eles já têm até catracas chumbadas. Não teria como a gente mudar o sistema e vender tudo pela internet, mas esse é o único jeito de a gente solucionar 100% esse problema", disse Nobre. "Da próxima vez que jogarmos como visitante, precisamos encontrar um sistema democrático para atender o torcedor de uma forma geral e o sócio-torcedor", completou.

O jogo deste domingo tem ares de decisão. Com dois pontos a mais do que o Santos, o Palmeiras joga para se consolidar como o melhor time da primeira fase do Campeonato Paulista de 2014. O empate já é o suficiente.