Topo

Zito e Pepe lamentam morte do parceiro de seleção Bellini; veja repercussão

Camila Mamede e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

20/03/2014 19h25

Os ex-jogadores Zito e Pepe foram unânimes ao definir o capitão da seleção de 58: Bellini era um chefe. “O futebol perde um grande líder, é mais um craque que vai embora”, define Pepe.

Zito também apontou que Bellini era referência nos grupos. “Ele era excepcional na liderança. Era um cara grande e muito sério. Todo mundo gostava dele”, lembra. “O que mais lembro do Bellini é que ele gostava muito de aconselhar e orientar os mais jovens”, revela Pepe.

Tanto Zito como Pepe também citaram a convivência fora dos campos. “Ele era um amigo e um irmão de jogos. A gente sempre se via, sempre estávamos juntos”, afirma Zito. “Eu tinha uma amizade boa com ele e a família”, relembra Pepe.

Os dois ex-jogadores lamentaram muito a morte do amigo. “Não consigo admitir essa saída dele. Nossos amigos estão indo muito rápido, é triste isso”, desabafa Zito. “Hoje, o futebol brasileiro está de luto. É uma perda irreparável”, sentencia Pepe.

Capitão do primeiro título mundial do Brasil, Bellini morreu nesta quinta-feira, aos 83 anos, em decorrência de complicações causadas por parada cardíaca. Ele sofria de Mal de Alzheimer em estado avançado, e havia sido internado em 18 de março no hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Mundo do esporte lamenta a morte de Bellini

Em nota, o São Paulo também lamentou “com o mais profundo pesar e saudade” a morte de Bellini, que atuou no clube entre 1962 e 1967. Segundo o texto, “o zagueiro tinha um estilo raçudo, voluntarioso diferente do estilo clássico de Mauro, a quem veio substituir no São Paulo. Atuou no Tricolor numa época de títulos escassos, visto que o clube se voltava para a construção do Estádio do Morumbi. Mesmo assim tornou-se um jogador importante na história do São Paulo”.

Juvenal Juvêncio, presidente da equipe paulista, também comentou sobre o ex-jogador. "O grande capitão. Essa é a marca do Bellini. Não só morre um atleta respeitado no mundo todo pela conquista inédita da Copa do Mundo de 58, mas um jogador que fez história e deixará saudade em todas as equipes por onde passara. Apesar dos inúmeros títulos, ele será lembrado sempre por ter sido o grande capitão do Brasil", falou.

Quem também usou sua página oficial para lamentar a morte do ex-zagueiro foi a Confederação Brasileira de Futebol. "O futebol brasileiro e seus torcedores estão de luto com a morte daquele que foi um grande capitão. Tive a oportunidade de conhecê-lo em sua passagem pelo São Paulo, em que mostrou ser, além de um excelente zagueiro, um cidadão e profissional exemplar", disse José Maria Marin, presidente da entidade.

Time o qual Bellini mais defendeu ao longo de sua carreira, o Vasco também falou sobre a morte e exaltou o ex-zagueiro. "Se há uma palavra que possa definir Hideraldo Luis Bellini, ela é Campeão, ou melhor, Supersupercampeão. E essa definição não foi dada somente pelos apaixonados pelos clubes onde Bellini brilhou, ou mesmo pelos milhões de brasileiros que o viram levantar a Taça Jules Rimet em 29 de junho de 1958; ele assim pode ser classificado pelas batalhas vencidas ao longo de sua vida", escreveu o clube em nota. O Atlético-PR também foi um time a homenagear o ex-atleta.

A assessoria de imprensa do estádio do Maracanã informou que, em homenagem ao ex-jogador, a cobertura do estádio ficará iluminada nas cores verde e amarela nesta quinta-feira.

Maracanã fica iluminado em homenagem a Bellini - Divulgação/Maracanã - Divulgação/Maracanã
Imagem: Divulgação/Maracanã