Topo

Clubes da Crimeia querem se unir ao Campeonato Russo

Das agências internacionais

Em Sebastopol (Crimeia)

26/03/2014 17h43

Os dois principais times de futebol da Crimeia, Tavria e Sebastopol, também querem romper com a federação ucraniana e se unir à Rússia. No dia 16, a população da Crimeia votou por se desligar da Ucrânia e se tornar parte da Rússia, com 96,8% dos votos. Agora, os clubes de futebol planejam seguir o mesmo caminho, apesar dos problemas que podem ter com seus jogadores e torcidas e das dificuldades administrativas.

Desde que os clubes declararam essa disposição à imprensa russa, uma crise política se instalou. Ninguém no Tavria Simferopol, time da capital da Crimeia, dá entrevistas oficialmente. Um membro do corpo técnico explicou à AFP: “Temos dificuldades com a Uefa e dificuldades políticas, com tudo o que está se passando nesse momento. Os jogadores têm dúvidas sobre a situação geral na Ucrânia e na Rússia”. O Tavria foi o primeiro campeão ucraniano, em 1992 e está em 14º na atual temporada.

O Sebastopol, clube de uma cidade a 90 quilômetros de Simferopol, está em 11º no Campeonato Ucraniano. Os membros da equipe não sabem o que esperar. “Esta situação é inédita. Não sei como isso pode acontecer”, disse um deles, que não quis que publicassem seu nome. Os jogadores estrangeiros estão especialmente preocupados com sua situação – entre eles, um brasileiro, chamado Farley, de 20 anos. “As outras equipes não vão querer vir aqui por esta situação. Seus jogadores estrangeiros têm medo”, acrescentou.

Os jogos do Sebastopol e do Simferopol previstos para este fim de semana, no entanto, foram mantidos. Os dois são fora de casa. Uma questão complicada é a nacionalidade dos jogadores – o funcionário do Simferopol acha que os ucranianos não pedirão cidadania russa. Assim, eles serão considerados estrangeiros na nova federação. Como as regras do Campeonato Russo limitam o número de estrangeiros a sete, os times correm o risco de perder boa parte de seus jogadores.

A maior parte das torcidas é favorável à mudança para a liga russa. Mas os torcedores têm consciência de que na Ucrânia os times teriam caminho mais fácil. Nas redes sociais, alguns mais fanáticos se manifestam a favor de os clubes se manterem no campeonato ucraniano.

A Uefa ainda não se manifestou sobre onde devem ficar os clubes da Crimeia. “Não vamos tomar uma posição, já que o que disséssemos poderia ser mal interpretado. O dia em que nos apresentarem uma solicitação oficial, vamos estudá-la e veremos”, disse o secretário-geral da Uefa, Gianni Infatino.