Topo

Renato Augusto analisa Corinthians e relembra Alemanha em reformulação

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

26/03/2014 12h45

O Corinthians ainda está adaptando seu elenco à sua nova realidade e, ao menos no discurso, está preparado para as críticas. Em entrevista coletiva, Renato Augusto falou sobre o assunto e relembrou o cenário que encontrou na Europa quando mudou-se para o Bayer Leverkusen em 2008.

“Toda renovação de elenco é complicada. Cheguei na Alemanha, a seleção estava passando por isso e hoje é o que é. Era criticada, ruim. Hoje você vê jogadores de 24 anos no topo do mundo. Quando está renovando você tem altos e baixos”, disse o meia, que ficou no país europeu até o começo do ano passado.

Em 2008, o técnico Joachim Low ainda estava moldando a equipe com jovens talentos que seria finalista da Eurocopa de 2008 e semifinalista da Copa do Mundo de 2010 e da Euro de 2012. Hoje, o time de Schweinsteiger, Lahm, Müller e Götze é um dos grandes favoritos ao Mundial que ocorrerá no Brasil.

O Corinthians pode não ter a geração brilhante que os europeus apresentam, mas também precisa de uma mudança drástica, guardadas as proporções. Do time campeão mundial em 2012, só Cássio e Ralf seguem como titulares absolutos de Mano Menezes.

“Por ter vencido muito no passado recente a comparação é inevitável. É renovação, paciência. É difícil, mas aí só o futuro vai poder dizer se vai dar certo ou não”, disse Renato Augusto.