Topo

Corinthians e Flamengo desistem da negociação por Elias

Gustavo Franceschini*

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 18h15

O Corinthians abriu mão de tentar contratar o volante Elias. Depois de vários dias de intensa negociação, o clube do Parque São Jorge emitiu uma nota oficial explicando que o alto pedido do Sporting, que detém os direitos econômicos do jogador, inviabilizou a transferência. O Flamengo seguiu a mesma linha e também encerrou suas tentativas na tarde desta terça. 

Em nota oficial, o clube paulista explicou a desistência: "Estão encerradas as negociações entre Corinthians e Sporting (POR) para a contratação do volante Elias. Depois de longas tentativas, a proposta final do clube português foi de 8 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos do jogador, sendo 4 milhões em dinheiro e 4 milhões em percentuais de jogadores do Corinthians. O Sporting ainda ficaria com metade do valor de futura venda".

Os jogadores em questão são Malcom, Zé Paulo, Fabiano, Pedro Henrique e Guilherme Arana, destaques do time vice-campeão da Copa São Paulo deste ano. O Corinthians, que já não estava tão certo em pagar 4 milhões de euros (R$ 12,4 milhões) pelos 50% de Elias, recusou-se a ceder um valor ainda maior em algumas de suas principais promessas.

O pedido exagerado do Sporting confirma a impressão que Corinthians e o estafe de Elias tiveram no contato com os portugueses. Na visão dos brasileiros, o clube de Lisboa tentou melar qualquer acordo mudando de opinião várias vezes ao longo da conversa e até "sumindo" em determinados momentos.

Até a manhã desta terça-feira, o Sporting ainda não havia sequer mencionado a entrada dos jovens jogadores do Corinthians na negociação. Na primeira conversa do dia, porém, fizeram uma proposta inusitada. Os direitos econômicos de Elias são divididos entre o clube e um fundo comandado pelo empresário Jorge Mendes (50% para cada).

A relação entre essas duas partes pesou no fracasso na negociação, mas não foi preponderante. Prova disso foi a proposta feita pelo Sporting no começo desta terça. O clube português pediu 4 milhões de euros pelos 50% do fundo, criando um cenário em que manteria o seu percentual. Além disso, pedia 50% dos direitos dos cinco jovens corintianos e 25% do valor de uma futura venda de Elias, caso ela ultrapasse 8 milhões de euros.

As cláusulas exigidas pelos portugueses também foram consideradas exageradas. Os europeus queriam três garantias bancárias de 1 milhão de euros, que Elias abrisse mão de todos as pendências financeiras que possui (cerca de R$ 2,3 milhões) e que o Corinthians pagasse os 5% do mecanismo de solidariedade da Fifa, que destina parte de uma transferência aos clubes formadores. Tradicionalmente, é quem recebe a verba de uma transação que repassa esse dinheiro, e não quem paga. 

Caso qualquer uma dessas condições não fosse cumprida pelo Corinthians, os brasileiros teriam de pagar uma multa de mais 4 milhões de euros. 

O negócio foi considerado descabido pelo Corinthians, que até o dia anterior ouvia que o fundo era um grande empecilho para o acordo. A contraproposta do Sporting, no fim, era alta demais para um jogador de 28 anos e comprometia o valor futuro de cinco das principais esperanças alvinegras atualmente.

Os cartolas do Parque São Jorge chegaram a cogitar dar prioridade de compra ao clube português, mas desde o início se recusavam a ceder porcentagens dos direitos econômicos do quinteto, que está integrado ao elenco profissional.  

Ao longo da tarde, as diferenças na negociação se tornaram insustentáveis. No começo da noite, o Sporting enviou um email dizendo que dava a negociação como encerrada. Em seguida, o clube do Parque São Jorge fez o mesmo em seu site oficial. 

"Eu não posso afirmar qual é a intenção do Sporting, mas posso garantir que entre Corinthians, Sporting e o Eliseu, pai dele, estava tudo acordado. Faltou só o Sporting voltar ao valor que tinham falado inicialmente, mas infelizmente o valor é o dobro. O Corinthians não pode penhorar o que tem para ter o jogador", disse Ronaldo Ximenes, diretor de futebol do Corinthians, à rádio ESPN.

Na última segunda, como mostrou o UOL Esporte, o Sporting chegou a aceitar a oferta do Corinthians. Na sequência, porém, explicou que os brasileiros ainda teriam de se acertar com o fundo comandado por Jorge Mendes, mega agente europeu que detém os outros 50% dos direitos econômicos de Elias. Em tese, esse acerto não era necessário, já que o clube português tem autonomia para negociar sua parte e ceder o jogador.

O problema é que o Sporting deve a Mendes, que tem Cristiano Ronaldo entre seus clientes, e por isso queria um lucro maior no acordo para liberar o volante. Esse cenário inviabilizou um acordo na segunda, e a contraproposta do clube português foi a inclusão dos direitos dos jovens corintianos na conversa.

Agora, o Corinthians terá de se contentar com o mercado interno na hora de contratar, já que a janela de transferências da Europa fecha nesta terça, às 23h59, e Elias era a grande aposta do clube. Os próximos reforços devem ser Petros, do Penapolense, e Ferrugem, da Ponte Preta, que chegariam por empréstimo até o fim do Paulista do ano que vem.

Leia a nota do Corinthians na íntegra:

Estão encerradas as negociações entre Corinthians e Sporting (POR) para a contratação do volante Elias. Depois de longas tentativas, a proposta final do clube português foi de 8 milhões de euros por 50% dos direitos econômicos do jogador, sendo 4 milhões em dinheiro e 4 milhões em percentuais de jogadores do Corinthians. O Sporting ainda ficaria com metade do valor de futura venda.

Depois de tentar encontrar formas de diminuir o valor para a proposta inicial (4 milhões de euros por metade dos direitos) ou viabilizar a contratação por empréstimo, o Corinthians se vê obrigado a deixar as negociações pelo atleta.

Na certeza de que Corinthians, jogador e o pai do atleta fizeram o possível para que a transação acontecesse e tendo em vista o iminente fechamento da janela de transferência, o Corinthians se vê obrigado a esclarecer a situação.

* Colaborou Vinicius Castro

* Atualizada às 19h50