Topo

Leão lidera votação para integrar Academia de Imortais na Arena Palestra

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 15h27

Emerson Leão é o favorito da torcida palmeirense para ganhar uma cadeira vitalícia na Arena Palestra. O ex-goleiro e ex-técnico do Palmeiras lidera a votação organizada pela WTorre, construtora responsável pela reforma da nova casa palmeirense.

A enquete acontece no site do estádio e já conta com 23 mil votos após duas semanas de seu início. Os cinco primeiros colocados farão companhia a Ademir da Guia, César Maluco, Dudu, Leivinha, Luís Pereira e Oberdan Cattani na chamada Academia de Imortais. Essa é uma iniciativa da construtora que dará um espaço vitalício para ídolos em um camarote do novo estádio.

Leão atuou no Palmeiras entre 1968 e 1978 e teve outra passagem entre os anos de 1984 e 1986. Ele também chegou a atuar na chamada democracia corintiana, em 1983. Depois, como treinador, o ex-goleiro também já atuou nos quatro grandes de São Paulo, no Internacional, no Grêmio e no Juventude, no Rio Grande do Sul, no Atlético-MG e no Cruzeiro, em Minas Gerais, além de outros trabalhos pelo Brasil como Sport e Atlético-PR.

Além do líder Leão, se a votação tivesse fim nesta terça-feira, Valdir Joaquim de Moraes, Nei, Edu Bala e Jorginho Putinatti (nesta ordem de votação) seriam os outros que completariam os 11 primeiros premiados. Nesta etapa, apenas atletas que atuaram até 1989 podem ser votados.

Valdir Joaquim de Moraes também era goleiro e atuou no Palmeiras entre 1958 e 1968. Ele ainda ficou marcado por inovar com o cargo de treinador de goleiros. Recentemente, ele havia largado essa função e trabalhava como consultor da comissão técnica palmeirense. Por pressão de Luiz Felipe Scolari, ele foi demitido do cargo e não escondeu a sua mágoa na época

Nei ficou conhecido como o camisa 11 entre 1972 e 1980. Edu Bala participou da Segunda Academia entre 1969 e 1977, além de ter defendido o São Paulo entre 1977 e 1980. Já Jorginho Putinatti defendeu o Alviverde entre 1979 e 1986.

O website da Arena Palestra ainda divulgou que Alfredo Mostarda, Mazzola, Pio, Eurico e Rosemiro estão na cola para tentar entrar entre os cinco primeiros colocados.