Topo

Flamengo recorrerá ao Supremo após perda do título brasileiro de 1987

Com a decisão de momento do STJ, a cobiçada Taça das Bolinhas ficará com o time do São Paulo - Divulgação/Caixa Econômica Federal
Com a decisão de momento do STJ, a cobiçada Taça das Bolinhas ficará com o time do São Paulo Imagem: Divulgação/Caixa Econômica Federal

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2014 18h41

Ainda que torcida e alguns jogadores, como Leo Moura, minimizem a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de apontar o Sport como legítimo campeão brasileiro de 1987, a diretoria do Flamengo não aceitou muito bem o resultado do julgamento em Brasília nesta terça-feira.

E mesmo evitando se pronunciar oficialmente sobre o tema, o departamento jurídico rubro-negro já se movimenta para recorrer da perda do título no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ideia da cúpula do clube da Gávea é evitar o debate antes da “decisão” contra o León, do México, nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores. Na sequência, no entanto, a diretoria confirmará a ideia de recorrer da sentença no Supremo Tribunal Federal.

O Flamengo não quer saber de perder os títulos de 1987 e, principalmente, da Taça das Bolinhas, já que o São Paulo passaria a ser o primeiro time a conquistar cinco vezes o Campeonato Brasileiro – 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007; além de 2008. Sem a taça de 1987, o penta do Rubro-negro só viria em 2009.

O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.

Briga antiga
Em 21 de fevereiro de 2011, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho do mesmo ano, a entidade que comanda o futebol nacional teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport. A partir de então, a briga foi para o Superior Tribunal de Justiça. E pode se estender agora.