Topo

STJ aponta Sport como campeão brasileiro de 1987 e frustra o Flamengo

Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal, deverá ficar com São Paulo após decisão do STJ - Divulgação/Caixa Econômica Federal
Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal, deverá ficar com São Paulo após decisão do STJ Imagem: Divulgação/Caixa Econômica Federal

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/04/2014 16h44

Em julgamento nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu umas das polêmicas que envolvem o futebol brasileiro. Pelo placar de 4 a 1 na votação, o Sport foi definido como único e exclusivo campeão nacional de 1987. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não poderá apontar o Flamengo como campeão deste torneio. A decisão frustra o clube da Gávea, que se envolveu em longa briga nos tribunais.

Os ministros do STJ também modificam os rumos de outra batalha na modalidade. O São Paulo passa ser o primeiro clube a conquistar cinco títulos do Campeonato Brasileiro e ganha o direito de ficar com a Taça das Bolinhas.

Insatisfeito com o reconhecimento do Flamengo como campeão nacional de 1987, o Sport foi à Justiça Comum para ser considerado o único campeão de 1987. O Rubro-Negro carioca contra-atacou com uma representação pedindo severa punição aos pernambucanos. De acordo com a Fifa, um clube só pode realizar tal operação quando todos os recursos na Justiça Desportiva se esgotarem.

No dia 21 de fevereiro de 2011, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho do mesmo ano, a entidade que comanda o futebol nacional teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport. A partir de então, a briga foi para o Superior Tribunal de Justiça.

Com a resolução de considerar apenas o Sport campeão de 1987, o Flamengo volta oficialmente a ser pentacampeão brasileiro, dono dos títulos de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Por consequência, o São Paulo passa a ser o primeiro pentacampeão e, assim, o real detentor da Taça das Bolinhas, já que faturou os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007. Em 2008, venceu mais uma vez e se tornou hexa.

O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.