Topo

"Selfie" mostra o que Elias pode fazer pelo marketing do Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

11/04/2014 06h00

Elias chega ao Corinthians para ser protagonista da equipe em campo. Fora dele, será o homem certo no lugar certo. Com o marketing alvinegro em reformulação, um jogador de peso, com histórico de vitórias e ídolo da torcida encaixa direitinho no posto de garoto-propaganda da nova fase. A “selfie” que o camisa 7 tirou no início de sua coletiva é uma amostra do que ele pode fazer pelo clube longe dos gramados.

A cena ocorreu na frente da pequena multidão de jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos que se aglomeravam para vê-lo vestir a camisa do Corinthians. Estimulado pelos assessores de imprensa do clube, Elias fez pose e, meio sem graça, tirou uma “selfie”, estilo de foto popular nas redes sociais e consagrado no último Oscar, quando a apresentadora Ellen DeGeneres quebrou o recorde de repostagens do Twitter ao reunir as estrelas da cerimônia em uma foto.

Na ocasião, DeGeneres usou sua posição na festa para uma ação promocional da Samsung. Elias estava com o próprio celular, mas também fazia propaganda. Desde cedo, o volante entrou na conta do Corinthians no Instagram e registrou vários momentos de sua primeira vez no CT Joaquim Grava.

Foram sete fotos postadas e legendadas pelo próprio jogador, que tiveram o objetivo de “bombar” o Corinthians na rede social. Ao longo da semana, o Twitter do clube também sofreu uma “overdose” de Elias. Foram 38 publicações desde o anúncio da contratação do jogador, sendo 17 só nesta quinta e apenas sete sobre outros temas. A título de comparação, na semana anterior a conta alvinegra havia publicado apenas 24 mensagens, exatamente a metade do que fez nos últimos quatro dias.

Antes de falar com a imprensa, Elias deu sua primeira entrevista para um grupo de 35 sócios-torcedores do clube, especialmente selecionados para o evento. Foi uma forma de promover o programa Fiel Torcedor e a República do Corinthians. No futuro, espera-se que benefícios como o contato direto com os jogadores sejam oferecidos aos clientes como um produto de preço intangível, que poderá ser comprado com o sistema de “milhas” do novo cartão de crédito do clube.

“Foi tudo pensado para ele. Quando o marketing tomou conhecimento da contratação, imediatamente a gente colocou algumas ações em prática. Tinham até outras ideias, mas essas foram as que conseguimos viabilizar. Foi mais um trabalho de guerrilha do que estratégico”, disse Izael Sinem Jr., diretor de marketing do clube.

Izael está no clube desde o começo do ano, e há menos de um mês monta uma nova equipe para acompanha-lo. Há, portanto, um interesse dos dirigentes em tentar buscar novas iniciativas de marketing, uma área que trabalhou em um ritmo menor no último ano, quando o presidente Mário Gobbi divergiu seguidas vezes de Ivan Marques, ex-diretor do setor.

Camisa especial feita pelo Corinthians em homenagem a Elias, novo contratado do clube - Divulgação - Divulgação
Camisa especial feita pelo Corinthians para homenagear Elias em seu retorno
Imagem: Divulgação

Elias, por sua vez, preenche uma lacuna no elenco alvinegro, que se ressente de um jogador mais rentável. A falta de estrelas de grande penetração na mídia é um problema para o Corinthians há tempos.

No começo do ano, por exemplo, a primeira grande ação de um patrocinador alvinegro, o lançamento da terceira camisa amarela, teve Alexandre Pato como estrela. O tiro obviamente saiu pela culatra. Não bastasse o atacante já não estar em alta com a torcida, ele ainda seria negociado com o São Paulo dias depois.

“O Elias é um atleta que tem a alma do corintiano, tem uma identidade. Nos últimos anos, falando como torcedor e observador, o Corinthians adotou uma estratégia onde o forte era o conjunto. E aí fica difícil ter uma ou duas estrelas. Ele encontrava no grupo sua maior força. Para pegar ações isoladas, é mais fácil você ter um jogador”, disse Sinem.

Rentabilizar a contratação é um processo que está em curso. Horas depois do anúncio as lojas do clube já vendiam camisa com o nome e o número de Elias. Nesta quinta, foi lançada também uma camiseta especial em homenagem ao atleta.

“Ficamos muito contentes porque agora, além de um grupo forte, temos o Elias como um excelente representante do que é um jogador tipicamente corintiano. De qualidade, vencedor e com uma forte ligação com a torcida”, disse Sinem.