Topo

Barcelona entra com recurso contra proibição de contratar jogadores

Do UOL, em São Paulo

12/04/2014 15h31

O Barcelona entrou com um recurso na Fifa contra a punição que impede o clube de contratar jogadores pelas próximas duas janelas de transferências. O clube foi considerado culpado de agir irregularmente na contratação de menores estrangeiros entre 2009 e 2013 e recebeu ainda uma multa de R$ 1,15 milhão (450 mil francos suíços).

De acordo com o jornal espanhol Marca, o Barcelona tem como estratégia um avanço progressivo para tentar reverter a decisão sem ações mais contundentes que possam ser entendidas como uma forma de desafiar a autoridade da Fifa.

A ideia é usar a diplomacia como forma de evitar a punição, ou pelo menos reduzir a pena para permitir contratações na janela de transferências do próximo verão europeu, em junho deste ano.

O Barcelona reconheceria que agiu contra o regulamento da Fifa, mas procuraria deixar claro que se manteve dentro do “espírito da norma”, sem outras infrações nas contratações. Se não conseguir reduzir a pena, o time vai tentar uma liminar que permita suspender a decisão da Fifa por um tempo suficiente para realizar as contratações.

Após a eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, diante do Atlético de Madri, há a ideia de que o Barcelona precisa fazer uma grande renovação em seu elenco, algo que ficaria impossibilitado por uma proibição às contratações.

Outra dúvida que o Barcelona pretende esclarecer é quanto à interpretação da proibição. O clube quer saber se os jogadores que estão emprestados a outros clubes poderão regressar na próxima janela de transferências, um ponto que não aparece no regulamento e precisa ser discutido.